Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve promovem Jornadas

As I Jornadas Farmacêuticas do Algarve, subordinadas ao tema «Valorização do Farmacêutico num contexto de Mudança», vão decorrer nos dias […]

As I Jornadas Farmacêuticas do Algarve, subordinadas ao tema «Valorização do Farmacêutico num contexto de Mudança», vão decorrer nos dias 6 e 7 de dezembro, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

As jornadas são promovidas pelo Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve (NECiFarm), secção autónoma da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e  membro da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

“A atual conjuntura sócioeconómica e as recentes medidas de austeridade impostas pelo Governo na área da Saúde requerem uma intervenção sólida e sustentada por parte do Farmacêutico, não só na relação interpessoal com o Utente, através da importância do Aconselhamento, mas também ao nível da afirmação profissional, por intermédio da valorização do Ato Farmacêutico”, salienta César Costa, da Comissão Organizadora das I Jornadas Farmacêuticas do Algarve.

“As alterações político-económicas já mencionadas e as suas implicações, nomeadamente quanto ao novo regime de formação do preço dos medicamentos, ameaçam colocar em causa a sustentabilidade do Setor das Farmácias. Em debate, estarão tanto o Farmacêutico como o seu “valor” económico intrínseco, mas acima de tudo, a  sua envolvência, como agente indispensável na redução da despesa”, acrescenta.

“Como Futuros Farmacêuticos, e perspetivando as exigências da entrada no mercado de trabalho,  é imperativa a necessidade de traçar um novo tipo de perfil, assente numa atitude próativa e empreendedora. Agora, mais do que nunca, como Estudantes de Farmácia, chega então o momento de podermos marcar a diferença, em todo um contexto atual que se avizinha de Mudança”, sublinha ainda César Costa.

Este evento contará com a participação de várias figuras de renome do setor farmacêutico, que representam várias entidades institucionais e empresariais de âmbito nacional e internacional, pelo que a organização espera “um elevado número de participantes, desde alunos da UAlg, dirigentes associativos de várias Faculdades de Farmácia do país, profissionais de Saúde, entre outros”.

Comentários

pub