Esta quarta-feira há visitas gratuitas aos faróis para assinalar Dia Nacional da Marinha

A Marinha Portuguesa promove esta quarta-feira, 16 de novembro, visitas gratuitas aos faróis, nomeadamente aos do Cabo S. Vicente, Alfanzina […]

A Marinha Portuguesa promove esta quarta-feira, 16 de novembro, visitas gratuitas aos faróis, nomeadamente aos do Cabo S. Vicente, Alfanzina e Vila Real de Santo António, no Algarve, para assinalar o Dia Nacional da Marinha.

Assim, os faróis que se encontram abertos ao público a título gratuito, das 14h00 às 17h00, são os de Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Cabo S. Vicente, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Alfanzina e Vila Real de Santo António, em Portugal continental, o Farol da Ponta do Pargo, na Madeira e os Faróis Gonçalo Velho (Ilha de Santa Maria), Arnel e Ferraria (Ilha de S. Miguel), Contendas (Ilha Terceira), Ponta da Barca (Ilha Graciosa), Ponta do Topo (Ilha de São Jorge) Ponta da Ilha (Ilha do Pico) e Albarnaz (Ilha das Flores), nos  Açores.

A Marinha promove ainda outras atividades, em todo o país, que pretendem destacar a importância do mar para o desenvolvimento nacional. Assim, estarão abertos ao público gratuitamente o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama, o Planetário Calouste Gulbenkian e o Pólo Museológico do Farol do Cabo de S. Vicente e do Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro.

Por seu lado, o Museu de Marinha e a sua “Oficina Viva de Modelismo”, irá desenvolver ainda as seguintes atividades: pleno funcionamento da “Oficina Viva de Modelismo Náutico” com o 1º Curso de Modelismo Náutico a decorrer, com a  construção dos veleiros de vela ligeira portugueses “Vouga”;  Workshop de construção naval destinado a crianças, com pequenos modelos que as crianças poderão construir; Colocação do farol e ilha no lago junto ao Pavilhão das Galeotas, bem como embarcações rádio-comandadas que   poderão ser “pilotadas” por todos, para assim haver uma interação com o “Mar”; Exposição de modelos estáticos e rádio-comandados na Oficina Viva, despertando a atenção para o que pode ser feito em termos de modelos emblemáticos, quer pela sua construção, dimensões e beleza, quer por se tratarem, na sua   maioria, de embarcações típicas portuguesas.

O Aquário Vasco da Gama irá inaugurar, às 18h00, uma exposição temporária intitulada “Aquário Vasco da Gama – Apoiar a Investigação para Divulgar a Ciência”.

O navio NRP Cuanza abre a visitas entre as 14h00 e as 16h30, no Cais do Marégrafo, em Leixões (os horários apresentados estão sujeitos a possíveis alterações e/ou cancelamento devido ao planeamento do navio).

Comentários

pub