Duas turistas alemãs morrem em naufrágio de barco turístico em Lagos (atualizado e com fotos)

Duas mulheres de nacionalidade alemã morreram esta terça-feira na sequência do naufrágio do barco de turismo «Sol de Lagos» com […]

Duas mulheres de nacionalidade alemã morreram esta terça-feira na sequência do naufrágio do barco de turismo «Sol de Lagos» com 11 pessoas a bordo, ao largo da Ponta da Piedade, em Lagos, disse ao Sul Informação fonte da Capitania do Porto daquela cidade.

O acidente deu-se cerca das 11h46, quando a embarcação, com 10 turistas e o mestre, se virou, devido a causas ainda desconhecidas.

Os náufragos foram prontamente socorridos por três tripulantes de outro barco que estava na zona, que se lançaram à água.

O resgate das vítimas foi feito pela lancha salva-vidas da Marinha, que entretanto foi chamada à zona, ao largo da Praia do Camilo e junto à Ponta da Piedade.

As causas da morte das duas turistas são ainda desconhecidas, até porque, segundo disse o Comandante Cruz Martins, as 14 pessoas que estavam dentro de água – 11 da embarcação sinistrada mais três do barco que veio em seu auxílio – todas usavam colete de salvação.

No entanto, acrescentou, as vítimas assistidas apresentavam sinais de hipotermia. As duas turistas que morreram ainda foram assistidas em terra pelo INEM, que tentou a reanimação, mas as senhoras acabaram por não sobreviver.

Além da lancha da Marinha, a Proteção Civil fez ainda deslocar para o local do acidente 18 bombeiros, oito outros operacionais e 11 veículos, bem como um helicóptero, que transportou algumas das vítimas para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão.

A embarcação que se voltou dedicava-se a visitar as grutas na zona da Ponta da Piedade.

Na Costa Sul, o mar apresenta ondas de cerca de um metro, no Barlavento, rondando a temperatura da água do mar os 19ºC, pelo que o naufrágio não foi causado pelo estado do mar.

 

Atualizada às 14h57: acrescentada a nacionalidade das duas vítimas mortais e o nome do barco.

 

 

As fotos da assistência às vítimas do naufrágio são da autoria de Jorge Carrilho.

Comentários

pub