Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” junta Silves e Mértola em 2012

A décima edição do Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” será realizada entre os dias 22 e 27 de […]

A décima edição do Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” será realizada entre os dias 22 e 27 de outubro de 2012, em Silves, sendo organizado no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves, a Associação Internacional para o Estudo da Cerâmica Medieval no Mediterrâneo, o Campo Arqueológico de Mértola e o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.

O prazo de receção de propostas de comunicações e posters decorre está a decorre até 31 de janeiro de 2012.

Em discussão neste congresso estarão seis temas: O Mediterrâneo e o Atlântico, Evolução e transferência das técnicas, Cerâmica e comércio, As cerâmicas no seu contexto,  Cerâmica e alimentação e ainda Novas descobertas.

Em 1978, a Universidade de Aix-en-Provence e o CNRS tomavam a iniciativa de reunir em Valbonne (França) os investigadores que nessa altura se preocupavam com a cerâmica medieval no Mediterrâneo Ocidental.

O sucesso desta iniciativa no meio científico levou, em primeiro lugar, a assegurar a publicação das atas do encontro, que se transformaram numa referência obrigatória para os investigadores especializados na matéria, e à criação da Associação Internacional para o Estudo da Cerâmica Medieval no Mediterrâneo (AIECM2), com o intuito de promover a investigação e organizar os congressos internacionais.

A partir de 1995, os congressos tomaram uma nova força com o alargamento da área de atuação ao Mediterrâneo Oriental, o que motivou a incorporação de investigadores de um maior número de países.

OS TEMAS:

O Mediterrâneo e o Atlântico

Este tema pretende promover a análise das relações entre as cerâmicas do Mediterrâneo e do espaço atlântico, abrangendo tanto os estudos sobre os contactos existentes entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa, como as influências mediterrâneas na América no período pós-medieval.

Evolução e transferência das técnicas

Esta sessão estará consagrada às comunicações centradas nos aspetos exclusivamente tecnológicos das diferentes produções cerâmicas, tanto dos mecanismos de transmissão à organização dos sistemas de produção, análise espacial das oficinas, às tipologias de fornos.

Cerâmica e comércio

Este tema reunirá as comunicações que se debrucem sobre as redes e sistemas de distribuição das cerâmicas, as suas repercussões económicas e as suas consequências socioculturais numa perspetiva diacrónica.

As cerâmicas no seu contexto

Este tema pretende analisar as relações entre a cerâmica e os seus contextos físicos e sociais de consumo e utilização, assim como a evolução destes fatores ao longo do tempo no intuito de definir capacidades económicas e identidades sociais.

Cerâmica e alimentação

Neste tema pretende-se privilegiar o estudo dos objetos cerâmicos relativamente à sua utilização na confeção, armazenamento e consumo dos alimentos, dando especial atenção à adequação das técnicas de fabrico da cerâmica aos usos culinários e às necessidades de conservação dos alimentos.

Novas descobertas

Este tema reúne os contributos das recentes descobertas no âmbito das cerâmicas, privilegiando aquelas cujos resultados sejam especialmente significativos do ponto de vista tipológico ou cronológico, ou concernentes a regiões ainda pouco estudadas.

 

Ver folheto de divulgação (em PDF)

 

 

Comentários

pub