Chefes escuteiros fizeram passeio interpretativo pelo Litoral de Lagoa (com fotos)

Doze dirigentes escutistas redescobriram a orla costeira do concelho de Lagoa, numa iniciativa do Município. Uma forma de mostrar que, […]

Doze dirigentes escutistas redescobriram a orla costeira do concelho de Lagoa, numa iniciativa do Município. Uma forma de mostrar que, se este ano os dias de praia chegaram ao fim, o Litoral de Lagoa oferece bem mais do que dias ensolarados à beira-mar.

Os 24 milhões de anos da orla costeira do concelho de Lagoa têm naturalmente muitas histórias para contar. Com alguma atenção e sabendo ler o alfabeto da história natural, cada vereda das arribas escarpadas dos 17 quilómetros do litoral de Lagoa pode ser folheada como um livro. Levaria mais de uma vida para conseguir ler todas as suas páginas, mas algumas horas bastam para, pelo menos, ler “as gordas”.

Foi o que fizeram 12 dirigentes escutistas dos vários agrupamentos de Lagoa no passado dia 5 de novembro. Nem os ligeiros aguaceiros nem o ar enfarruscado do céu os demoveram de percorrer os mais de cinco quilómetros do Percurso dos 7 Vales Suspensos entre as praias da Marinha e de Vale Centeanes.

Os escutas estão habituados a ler o livro da natureza, mas a ideia era mostrar algumas páginas que, por vezes, passam desapercebidas e assim transmitirem aos outros membros dos agrupamentos o fascínio pelo conhecimento e pela descoberta dos patrimónios em presença.

A geologia, a fauna e a flora, bem como as relações entre eles forma, por isso, os temas discutidos durante o percurso, porém enriquecidos pelos conhecimentos do chefe Vasco Reys sobre a história e as histórias dos capítulos deste grande livro, também escrito pelas mulheres e homens que têm povoado e passado por esta faixa que é de terra e de mar ao mesmo tempo.

«Por enquanto, embora a chuva faça com que se espalhe um inconfundível aroma a tomilho, vamos esperar que o tempo melhore um pouco para agendar outras saídas, desta vez abertas a todos. Fiquem atentos», advertem os responsáveis pelo Parque Municipal do Sítio das Fontes, da Câmara de Lagoa.

 

Comentários

pub