Campanha de adoção de animais decorre no fim de semana em Olhão

O Município de Olhão, em colaboração com a Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) promove, nos […]

O Município de Olhão, em colaboração com a Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) promove, nos dias 12 e 13 de novembro, uma campanha de adoção de cães e gatos do canil municipal. Uma forma de alertar a população para o ‘crime’ que é o abandono de animais.

Existem cada vez mais cães e gatos abandonados, o que implica que os centros de recolha lutem diariamente com os problemas de sobrepopulação. Assim, o Município de Olhão decidiu realizar a campanha de adoção de cães e gatos alojados no canil municipal, que tem por objetivo principal incentivar a adoção e consciencializar a população para esta problemática.

O Município aproveita igualmente, desta forma, para dar a conhecer à população em geral o trabalho desenvolvido nesta área, traduzido por uma taxa de adoções (cerca de 50 nos primeiros nove meses do ano) bastante aceitável.

A campanha terá lugar no dia 12, das 15h00 às 17h30, e no dia 13 das 10h00 às 17h30, no Jardim Pescador Olhanense. No local, serão prestados esclarecimentos sobre as normas legais de detenção de canídeos e felinos, ainda desconhecidas de uma grande parte da população.

Aos animais que vierem a ser adotados será efetuado, gratuitamente, o preenchimento do boletim sanitário, esterilização, a aplicação de microchip de identificação e, no caso dos canídeos, a vacinação antirrábica.

Na sequência desta ação, será realizada a terceira campanha de esterilização, sob os mesmos moldes das anteriores, nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de novembro. Depois do sucesso das duas anteriores campanhas de esterilização de animais errantes promovidas pelo Município de Olhão foram dados os passos essenciais para a promoção do controlo efetivo das populações errantes, associadas à reprodução descontrolada.

A campanha de esterilização continua a contar com a colaboração da ADAPO, dos médicos veterinários privados que desenvolvem a sua atividade no concelho e de alguns laboratórios veterinários.

Comentários

pub