Biologia e Música juntam-se em conferência e concerto na Universidade do Algarve

O compositor Jaime Reis apresenta, às 17h30 do dia 18 de novembro, a conferência “Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical”, […]

O compositor Jaime Reis apresenta, às 17h30 do dia 18 de novembro, a conferência “Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical”, seguida de um concerto comentado de duas composições suas (Calmodulin Synthesis e Lysozyme Synthesi).

Este evento terá lugar no Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, e integra-se no ciclo de seminários do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CMBE), ao qual se juntou a Sociedade Portuguesa de Biofísica.

Aberta a todos os interessados, esta conferência-concerto será seguida de um Porto de Honra, proporcionando uma conversa informal com o compositor, intérpretes e cientistas.

Sobre as peças

Calmodulin Synthesis (2002), para cinco percussionistas e Lysozyme Synthesis (2003), para piano, são duas peças de um ciclo, cuja estrutura é parcialmente baseada no processo de síntese proteica.

A conversão da informação do código genético em função biológica útil, desempenhada pelas proteínas, é um processo caracterizado por uma complementaridade constante.

Também nestas peças a complementaridade existe repetidamente. Está presente sob diferentes formas, em parâmetros como o ritmo (e tempi, ainda que em menor grau), dinâmica, timbre (articulação), alturas, e harmonia.

Será o maestro Pedro Pinto Figueiredo a dirigir Calmodulin Synthesis. Já a peça Lysozyme Synthesis será tocada pela pianista Ana Telles, em estreia nacional. Este ciclo foi apresentado ao público pela primeira vez numa conferência em Darmstadt (Alemanha, 2004).

Desde então, a peça de piano foi estreada na Áustria (Graz, 2005), onde Jaime Reis foi o compositor convidado e o ciclo foi tema de conferências e seminários em vários países, tais como França, Japão, Espanha e Brasil.

Comentários

pub