Associação de Defesa do Património de Odemira promove visita a santuários rupestres

A Associação de Defesa do Património e Ambiente “GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira” vai promover no […]

A Associação de Defesa do Património e Ambiente “GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira” vai promover no dia 19 de novembro o último Passeio de Outono, com o objetivo de divulgar o património natural e arqueológico local e alertar para a sua necessária conservação. O passeio terá como tema Santas Rochas. Santuários rupestres de Odemira”.

Trata-se de uma visita guiada pelos arqueólogos da associação aos santuários rupestres da Rocha da Hera, um abrigo rochoso com arte rupestre pré-histórica na freguesia de Santa Maria, e à Maceirinha, um santuário rupestre rural do período romano, na freguesia de S. Luís.

As inscrições são obrigatórias, devendo os interessados participar em viaturas todo-o-terreno. O passeio poderá ser cancelado caso as condições meteorológicas não permitam a visita aos sítios arqueológicos. A atividade será gratuita.

Este será o 4º evento de um ciclo de quatro iniciativas entre outubro e novembro, depois do da visita guiada “(Quase quatro) Castelos de Odemira”,  a subida do rio Mira entre Vila Nova de Milfontes e Odemira “Por este rio acima” e “Pouca-terra, muita serra”, com o objetivo de sensibilizar para a história da linha do sul, as suas estações e aldeias e alertar para a gradual supressão de comboios regionais que servem as populações do concelho de Odemira.

 

Saiba mais sobre a Rocha da Hera aqui:  http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/arqueologico-endovelico/trabalhos/?sid=trabalhos.resultados&subsid=2612168

E como em todos estes locais “antigos” há uma lenda de mouras encantadas, fica aqui o link para a lenda da Moira da Rocha da Hera:http://www.lendarium.org/narrative/a-moira-da-rocha-da-hera/

 

 

Comentários

pub