António Zambujo regressa ao Algarve com fado na voz (com vídeo)

O músico português António Zambujo regressa ao Algarve, depois de passar pelos Estados Unidos da América e vários países da […]

O músico português António Zambujo regressa ao Algarve, depois de passar pelos Estados Unidos da América e vários países da Europa e da Ásia, para um concerto que partirá do fado e do cante alentejano para a música popular brasileira e a morna.

No Teatro das Figuras, em Faro, o tom das melodias será íntimo com o repertório do seu disco mais recente, Guia, editado no ano passado. Para ver e ouvir no dia 25 de novembro, às 21h30.

A expressão musical de Zambujo tem-se metamorfoseado em formas diferentes, mas o fado e o cante alentejano estão sempre na base dos seus trabalhos. Em Guia, são por exemplo interpretados originais de compositores e letristas nacionais e brasileiros, como Vinicius de Moraes, Marcio Faraco, Rodrigo Maranhão, João Gil, João Monge, José Agualusa e o próprio Zambujo.

Mas se se recuar até 2002, ano da sua estreia discográfica com O mesmo fado, são mais visíveis as influências musicais do Alentejo, tal como acontece em Por meu cante, o seu segundo disco (2004).

Em 2006 recebeu o Prémio Amália Rodrigues para o «Melhor Intérprete Masculino de Fado» e no ano seguinte editou o terceiro álbum, Outro Sentido. Entre 2008 e 2009 apresentou-se na Europa e no Brasil para diversos concertos.

Guia foi considerado um dos dez melhores álbuns de 2010 pela Songlines e esta foi, aliás, a segunda vez que um trabalho seu integrou o top da revista britânica. O disco tem a direção musical de Ricardo Cruz, também contrabaixista, José Miguel Conde nos clarinetes, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Jon Luz no cavaquinho.

Os bilhetes deste concerto Allgarve’11, co-produzido pelo Teatro das Figuras, têm o preço único de 12 euros e estão à venda no sítio www.teatromunicipaldefaro.pt e no local (de terça a sábado, das 13h00 às 19h30, e nos dias do espetáculo até ao seu início).

Comentários

pub