A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve organiza a primeira conferência internacional Tourism & Management Studies Algarve 2011, que decorrerá de 26 a 29 de outubro, no Real Marina Hotel & SPA, em Olhão.
Participantes vindos de mais de trinta países dos cinco continentes vão apresentar um total de 177 comunicações, distribuídas por cinquenta sessões paralelas, que abrangem uma grande variedade de temas relacionados com os estudos turísticos e com a gestão turística e hoteleira. De destacar ainda as cinco conferências plenárias, que terão como oradores: Abraham Pizam (University of Central Florida, USA), Dimitrius Buhalis (University of Bournemouth, UK), Jafar Jafari (University of Wiscosin-Stout, USA), Jonathan Edwards (University of Bournemouth, UK) e Richard Butler (University of Strathclyde, UK).
Tendo também como objetivo estimular a discussão interdisciplinar, o encontro promoverá a cooperação académica e o trabalho em rede entre investigadores de todo o mundo.
Questionado sobre a importância desta conferência, José António Santos, docente da ESGHT e membro da Comissão Organizadora, é perentório em afirmar que “sendo o ensino e a investigação em Turismo uma das apostas fortes da Universidade do Algarve, nomeadamente através da ESGHT e da Faculdade de Economia, a realização de uma grande conferência internacional de investigação em Turismo contribui para a afirmação da Universidade do Algarve nessa área a nível nacional e internacional.
Por outro lado, refere, “esta conferência surge associada à revista da ESGHT, Encontros Científicos – Tourism & Management Studies, que se encontra numa fase de internacionalização. O nosso objetivo é que este encontro, que planeamos realizar de dois em dois anos, se torne uma referência no vasto panorama das conferências internacionais”.
Em relação ao Algarve, José António Santos pensa que a conferência trará contributos importantes, que ajudarão a repensar a região num contexto particularmente difícil.
“Nesse sentido, os contributos académicos são importantes e sabemos que irão ser apresentados estudos que incidem sobre o Algarve e que podem apontar caminhos a seguir. Paralelamente, esta iniciativa trará muitos investigadores vindos de vários países, que irão conhecer melhor a região e ajudar na sua divulgação internacional.”
Tal como o nome indica, esta conferência vai privilegiar a gestão turística e os chamados Tourism Studies, que abrangem as várias temáticas multidisciplinares do turismo, ou seja, os contributos das diferentes áreas ou disciplinas.
“Existe uma grande diversidade de temas que vão ser abordados, desde a gestão e marketing do turismo, passando pelas questões da sustentabilidade, até aos aspetos cultuais e sociais que envolvem, quer turistas quer a população residente”, conclui José António Santos.
Este encontro está aberto a todos os interessados. Espera-se uma ampla participação de estudantes e de profissionais ligados ao sector do turismo, assim como de entidades públicas e de outros interessados nas temáticas em discussão. O preço é de 60 euros para o público e 50 euros para estudantes.
Para mais informações, consulte o sítio da conferência: www.esght.ualg.pt/conferencia
Comentários