Tubarões: 400 milhões anos de história…mas por quantas décadas mais?

Entre 15 e 23 de outubro, a Europa junta-se em torno de uma nobre e imperiosa causa: a conservação dos […]

Entre 15 e 23 de outubro, a Europa junta-se em torno de uma nobre e imperiosa causa: a conservação dos tubarões a nível mundial. E, pelo quarto ano consecutivo, o Zoomarine associa-se à Semana Europeia do Tubarão.

«Esta iniciativa é dedicada à sensibilização e educação de todos para uma temática que se começa a revelar essencial para a sustentabilidade futura do nosso planeta: salvar os tubarões da extinção», salienta Élio Vicente, diretor de Ciência e Educação do Zoomarine.

Através de um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar algarvia, o Zoomarine pretende desmistificar mitos e reforçar uma mensagem essencial e urgente: estes animais, que habitam os nossos oceanos há 400 milhões de anos, são mais interessantes e entusiasmantes que os receios infundados de perigosos e agressivos.

Através destas iniciativas regionais (mas com expressão nacional), pretende-se contribuir para o correto enquadramento da verdadeira natureza e importância ecológica deste grupo zoológico, assim como para a contextualização dos recentes avistamentos de tubarões na costa algarvia.

Sob o lema “Pressione para a proteção dos tubarões na Europa”, a V Semana Europeia do Tubarão é uma organização da Shark Alliance, em parceria com a Save Our Seas Foundation.

Tal como em anos anteriores, contará com a participação de mais de uma centena de entidades (zoos e aquários, organizações para a conservação da natureza, clubes de mergulho, etc.) um pouco por toda a Europa.

O Zoomarine tentará contribuir para esta causa, fazendo uma sessão aberta no dia 17, nas instalações do parque, às 19 horas, e irá visitar algumas escolas regionais.

 

Saiba mais sobre a Semana Europeia do Tubarão aqui: http://www.sharktrust.org/content.asp?did=30824

Comentários

pub