São Brás de Alportel assinalou Dia Mundial da Alimentação ensinando a comer bem e mais barato

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial da Alimentação, com a realização de ações de […]

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial da Alimentação, com a realização de ações de formação sobre Alimentação Saudável, integradas na Campanha “Comer bem é mais barato”.

A iniciativa resultou de uma parceria com a DECO, Associação de Defesa do Consumidor e a Equipa Local de acompanhamento a famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção.

As ações decorreram no passado dia 17 de outubro, no Centro de Artes e Ofícios, dirigidas a famílias beneficiárias de rendimento social de inserção e tiveram por base a Campanha “Comer bem é mais barato”, que alia o equilíbrio nutricional a um baixo custo, disponibilizando receitas low cost ricas em nutrientes, essenciais para o bom funcionamento do organismo e fornecendo dicas para a escolha correta dos alimentos, no sentido de minimizar os efeitos da crise económica e sobretudo dos maus hábitos alimentares.

Este Dia Mundial da Alimentação foi ainda assinalado no município com uma atividade do projeto “Sabores e Saberes do Campo”, que está a ser desenvolvido no presente ano letivo 2011/2012, por um conjunto de escolas sedeadas na periferia de São Brás de Alportel, nomeadamente as escolas básicas de Mesquita Baixa, Alportel e Vilarinhos, com o objetivo valorizar e preservar antigas tradições, bem como sensibilizar para questões de ordem alimentar.

Para celebrar esta efeméride, o projeto saiu à rua, no passado dia 14 de outubro, pela mão de dezenas de meninos e meninas são-brasenses, que apresentaram a público as suas compotas de abóbora, marmelo e maçã, por si elaboradas em atividades dinamizadas na Quinta do Peral.

O êxito da iniciativa excedeu as expetativas deixando as pequenas bancas destes pequenos grandes produtores esgotadas em breves minutos.

O Dia Mundial da Alimentação (celebrado a 16 de outubro) teve início em 1981 e é na atualidade celebrado em mais de 150 países com o objectivo de consciencializar a opinião pública sobre questões de nutrição e alimentação, numa luta constante contra a fome.

Infelizmente, a razão de ser desta efeméride não perdeu atualidade e, muito pelo contrário deve ser, cada vez mais, o centro das atenções, numa altura em que as sociedades convivem com crescentes dificuldades sociais e económicas.

Comentários

pub
pub