REN termina construção da subestação de Tavira e reforça abastecimento ao Algarve e Baixo Alentejo

A REN – Redes Energéticas Nacionais – terminou a construção da nova subestação de Tavira, que permite uma interligação com […]

A REN – Redes Energéticas Nacionais – terminou a construção da nova subestação de Tavira, que permite uma interligação com Espanha, com a construção da linha de 400KV entre Tavira e Puebla de Guzman, Andaluzia.

Com este projeto, cujo investimento rondou os 70 milhões de euros, a REN reforça ainda a capacidade de segurança de alimentação de eletricidade ao Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo.

A obra agora terminada inclui mais de 165 quilómetros de novas linhas. Para além de uma nova linha de 400KV a ligar Portugal a Espanha, contribuindo para o mercado ibérico de eletricidade, a REN construiu uma outra de 400KV, que une Tavira a Portimão, de forma a permitir a receção da energia de projetos como o parque eólico do Malhanito e do Baixo Alentejo.

A qualidade do serviço foi também melhorada com a construção de duas novas linhas duplas de 150KV de reforço e prolongamento para ligação à subestação de Tavira: Tunes-Tavira e Estoi-Tavira.

Para Rui Cartaxo, presidente da REN, este projeto “tem um papel crucial no reforço da qualidade de serviço a toda a região e vem responder ao aumento do consumo energético na região do Algarve”.

Rui Cartaxo destaca igualmente a importância da linha de 400KV que liga Tavira à região espanhola de Andaluzia: “ é mais um importante contributo para a integração do mercado ibérico de eletricidade, em benefício dos consumidores dos dois países”, conclui.

O projeto foi concluído dentro do prazo previsto e envolveu mais de 1800 pessoas em média por mês, 18 parceiros e 64 empresas, a maioria das quais portuguesas.

 

Comentários

pub