Primeiro jogo sobre agricultura sustentável para Facebook nasce num projeto coordenado pela LPN

O “Rural Value Game”  é o primeiro jogo sobre agricultura sustentável para Facebook e nasceu num projeto coordenado pela Liga […]

O “Rural Value Game”  é o primeiro jogo sobre agricultura sustentável para Facebook e nasceu num projeto coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Inspira-se no conhecido jogo do Facebook “Farmville”, mas ao contrário deste último é baseado numa sólida experiência científica e técnica.

Pretende-se que os jogadores (tipicamente jovens e urbanos) compreendam que a agricultura é uma actividade moderna e tecnológica, produtora não só de alimentos como de serviços ambientais, como a conservação de espécies ameaçadas como a Abetarda, Sisão ou Peneireiro-das-torres. Outro dos objetivos é motivar os jogadores para se tornarem agricultores.

O jogo é aplicado à realidade do Programa Castro Verde Sustentável da LPN, tendo por base o ecossistema estepário típico destas planícies alentejanas.

A quinta onde se situa o jogo está abandonada e em mau estado, e o jogador tem de a recuperar com sucesso económico e ecológico: além de produzir, tem de implementar medidas adequadas para a proteção da biodiversidade (sem as quais não obterá receitas dos apoios públicos) e para a qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem a qual não conseguirá produzir).

Estão disponíveis várias atividades que refletem o dia-a-dia de uma exploração agrícola: lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos agrícolas e candidatar-se a apoios públicos.

Há diferentes técnicas agrícolas ao dispor do jogador; da escolha entre umas ou outras (e do seu efeito na biodiversidade e no solo, além do seu custo) depende também o sucesso no jogo! E o ecrã de jogo é um espelho deste sucesso: é possível ver o gado e as várias culturas a crescerem (e a paisagem a mudar com as estações).

O jogo foi desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico e pela Biodroid (empresa portuguesa de jogos) em parceria com a Curiosidade Digital (empresa de design especialista em social media) e o contributo técnico da LPN.

Esta iniciativa está inserida no projeto “Rural Value”, coordenado pela LPN e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).

Veja aqui o jogo Rural Value: http://www.facebook.com/RuralValueGame

Comentários

pub
pub