Portimonense vence Leixões por 2-1 no reencontro com Litos

O Portimonense venceu, esta tarde, o Leixões por 2-1 no regresso às vitórias da equipa algarvia. Os alvinegros realizaram uma […]

O Portimonense venceu, esta tarde, o Leixões por 2-1 no regresso às vitórias da equipa algarvia. Os alvinegros realizaram uma boa exibição e viram-se a vencer logo cedo, tendo conseguido gerir o resultado até final.

Foi uma tarde de reencontros no Estádio Municipal de Portimão. Litos, o treinador que conseguiu a subida do Portimonense à Liga Zon Sagres há duas épocas, regressou ao Algarve no banco de suplentes do Leixões e, na entrada para o relvado, foi aplaudido pelos sócios do Portimonense.

No entanto, a recepção dos jogadores alvinegros à equipa forasteira foi bem menos simpática. O Portimonense entrou muito forte no jogo e logo no segundo minuto de jogo, Rafa colocou a equipa algarvia em vantagem. Ben Traoré cruzou a bola da esquerda e o extremo, na pequena área, cabeceou para o fundo das redes.

O Leixões tentou responder ao golo, mas o Portimonense, muito organizado, conseguia afastar os jogadores matosinhenses da sua área, partindo depois em contra-ataque em direção à baliza dos comandados de Litos, causando muito perigo.

Ao minuto 17, num lance de bola parada, o Portimonense esteve perto do 2-0. Após canto da direita, Ruben Fernandes saltou mais alto que toda a gente e atingiu o poste. Na recarga, Eliézio, também não conseguiu bater Waldson.

Foi apenas ao minuto 18, que o Leixões rematou pela primeira vez à baliza de Goda, com Pedro Santos a atirar ao lado.

O segundo golo da partida surgiu ao minuto 25, numa jogada de contra-ataque do Portimonense bem desenhada. Ricardo Pessoa descobriu Rafa sozinho na direita e o extremo cruzou certeiro para a cabeça de Simi que não falhou.

No final do primeiro tempo, a pressão leixonense acentuou-se e a equipa de Litos só não chegou ao golo porque Jules Goda fez duas grandes defesas a remates de Jumisse e Pedro Santos.

O segundo tempo começou com um Portimonense a recuar no terreno, para aproveitar as costas da defesa do Leixões em lances de contra-ataque.
A estratégia de João Bastos tinha tudo para dar certo, e só não deu devido à ineficácia do ataque. Entre o minuto 63 e o minuto 70, os algarvios tiveram três excelentes oportunidades para chegar ao golo, mas Rúben Fernandes e Simi, por duas vezes, não conseguiram colocar o resultado em 3-0.

O golo do Leixões surgiu ao minuto 83. Jorge Sousa viu uma falta na área de Vitor Gonçalves e apontou para a marca dos 11 metros. Na conversão do pénalti, Paulo Tavares reduziu a diferença.

Embora tenha sofrido o golo, o Portimonense não se enervou e a tarefa de segurar o resultado ficou mais facilitada com a expulsão de Fausto, por protestos, já bem perto do final.

Apesar do resultado, as posições das equipas na tabela não se alteraram. O Leixões continua na segunda posição com 10 pontos, e o Portimonense está no último lugar com 6, mas em igualdade pontual com mais duas equipas.

Reações:

 

Litos:

“Foi um jogo excecional com duas equipas que quiseram ganhar. Com o primeiro golo, o Portimonense passou a jogar da forma que mais gosta. O Leixões soube reagir, mas quando estávamos em cima no jogo, sofremos o segundo golo.
Quanto mais gente tivemos na frente, mais dificuldades tivemos. Perante o que as duas equipas fizeram, Portimonense ganhou bem. ”

João Bastos:

“Quero dar os parabéns aos jogadores, tiveram uma atitude tremenda, contra uma equipa com bons jogadores. Em nenhum momento fomos inferiores e, em todos os momentos do jogo, a equipa esteve à altura. Também quero dar os parabéns a este público. É uma grande alegria poder presentear o público com uma vitória em casa.
Acho que fomos justos vencedores e podíamos ter ganho por maior diferença. A equipa está no bom caminho, cada vez está melhor. Queremos ter aqui em casa uma equipa imbatível.”

Comentários

pub