Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas do Algarve está em discussão pública

A versão provisória do Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas que integram a Região Hidrográfica das Ribeiras do Algarve (RH8) […]

A versão provisória do Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas que integram a Região Hidrográfica das Ribeiras do Algarve (RH8) está em discussão pública desde 19 de setembro e até ao dia 19 de março do próximo ano.

Todos os interessados em participar e enviar os seus contributos podem consultar, em formato digital, os documentos relativos à versão provisória do Plano e ao Relatório Ambiental em http://planogestaorh8.arhalgarve.pt/ e, em formato papel, na sede da ARH do Algarve (Rua do Alportel, nº 10, 8000-293, Secção de Atendimento, todos os dias úteis entre as 9.00h – 12.30h e as 14.00h – 17.00h) e na sede do Instituto da Água (Av. Almirante Gago Coutinho, nº 30, 1049-066 Lisboa).

Os contributos podem ser remetidos através do preenchimento de um formulário online, através do endereço planogestaorh8@arhalgarve.pt, ou dirctamente na sede da ARH do Algarve ou do Instituto da Água.

Este instrumento de planeamento dos recursos hídricos, que visa a gestão, proteção e valorização ambiental, social e económica da água, identifica 81 massas de água superficiais, 51% das quais apresenta estado Bom ou superior, 26% estado Razoável e 12% estado Medíocre ou Mau, tendo 11% sido classificadas como Indeterminadas, necessitando de estudos específicos.

No que respeita às Águas Subterrâneas, foram delimitadas 23 massas de água, das quais 19 apresentam estado Bom e apenas 4 têm estado Medíocre.

No sentido de cumprir os objetivos definidos pela Diretiva Quadro da Água, este Plano integra um Programa de Medidas a implementar até 2015, que envolve um investimento total de cerca de 168 milhões de euros para a execução de 37 medidas definidas.

Comentários

pub