Pedro Barros encabeça lista de “pesos pesados” à direção da Associação Académica da UAlg

Pedro Barros vai voltar a ser candidato a presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e será a […]

Pedro Barros vai voltar a ser candidato a presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e será a cara do projeto «Acorda a Tua Academia» que será apresentado na próxima segunda-feira, em Faro. Daqui, irá sair uma lista concorrente às eleições à AAUAlg, que decorrerão em dezembro.

Em declarações ao Sul Informação, Pedro Barros assumiu que este será «um mega-projeto», que surge numa altura em que a AAUAlg atravessa uma grave crise financeira e por causa desse facto.

«Queremos aproximar a AAUAlg das estruturas empresariais da região, uma ligação que se foi perdendo, e tentar encontrar a estabilidade económico-financeira necessária», disse o futuro recandidato a presidente da AAUAlg.

«Juntámos um grupo de pessoas que viveram a academia de forma intensa e que querem ajudar nesta altura. O nosso objetivo é conseguir encontrar esta estabilidade ao longo do próximo ano. Acho que, com força de vontade e trabalho, não será impossível», acrescentou Pedro Barros.

A lista a apresentar, assegurou o porta-voz do projeto Hugo Vieira, contará com vários elementos muito experientes e que ocuparam lugares de destaque em anteriores Direções Gerais da Académica algarvia.

«Os quatro elementos principais, o presidente, o tesoureiro, o secretário-geral e o secretário-geral adjunto, são todos bem conhecidos» e Pedro Barros nem é o único ex-presidente da DG do grupo, revelou. A equipa completa é dada a conhecer no dia 24 de outubro, às 18 horas, no Auditório da Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo da Universidade do Algarve, na Penha.

«O projeto preconiza uma estrutura mais consciente e com maior maturidade, no que toca à gestão financeira da AAUAlg», disse Hugo Vieira. O ex-tesoureiro da AAUAlg, que não é candidato, mas apenas apoiante e assessor da candidatura, acrescentou que não se trata de uma candidatura de rotura com a atual.

«Não pode ser visto como candidatura de rutura. Há muitas pessoas da atual Direção Geral que nós convidámos e aceitaram o desafio. Mas vamos aliar a estes outros elementos com muita experiência e provas dadas», disse Hugo Vieira.

Os nomes já anunciados, nos quais se inclui um dos alunos mais antigos e ativos da academia João Pedro Ferreira e os objetivos assumidos, fazem desta uma candidatura que pode quase ser vista como uma “Junta de Salvação” da AAUAlg.

Neste momento, a mais de um mês das eleições, ainda não é conhecida mais nenhuma lista candidata. Certo é que, tendo em conta declarações recentes, o atual presidente Guilherme Portada não irá recandidatar-se a um terceiro mandato consecutivo.

O projeto «Acorda a Tua Academia» vai assentar em três «pilares basilares»: «devolver a estabilidade económico-financeira à AAUALG, reaproximar a Academia da Cidade e de todo o tecido económico e social envolvente e, por último – mas não menos importante – devolver a todos os estudantes a necessária afirmação e a correta e real intervenção nas decisões político-pedagógicas que influenciam o seu dia- a- dia na Instituição».

Comentários

pub