Passageiros do Aeroporto de Faro aguardam voos ao ar livre

Os passageiros que aguardam voos no Aeroporto de Faro estão a fazê-lo ao ar livre, já que ainda não foi […]

Os passageiros que aguardam voos no Aeroporto de Faro estão a fazê-lo ao ar livre, já que ainda não foi montada a «estrutura provisória» prometida pela direção do Aeroporto.

O Sul Informação esteve no local há cerca de meia hora e constatou, como se pode ver nas fotos, que o terminal do Aeroporto foi fechado por motivos de segurança, devido às previsões de novo temporal, mas centenas de passageiros estão agora a aguardar os autocarros que os hão-de levar até à zona de Pier – onde são feitos o check-in e os procedimentos de segurança – ao ar livre, de pé e sem condições de se abrigarem.

Fonte do Aeroporto de Faro, contactada pelo Sul Informação, limitou-se a dizer que «está prevista a montagem da estrutura provisória» e que «o processamento decorre como previsto».

Mary MacCalister, que acompanhava um familiar que partia em direção a Londres, disse ao Sul Informação que esta situação de os passageiros terem de aguardar ao ar livre é «bizarra». «O meu familiar tem filhos pequenos e se começar a chover o que fazemos?», interrogava-se a senhora, de nacionalidade britânica.

O Aeroporto de Faro fechou o terminal às 12h00 e anunciou a mudança da zona de check-in e de procedimentos de segurança para uma «estrutura provisória» montada no parque de estacionamento P6 para «para salvaguarda da segurança dos passageiros e dos colaboradores que aí trabalham», devido às previsões de mau tempo.

A ANA Aeroportos anunciou, em comunicado, que estas medidas foram tomadas depois de «avaliadas as condições de segurança do Aeroporto de Faro face às previsões meteorológicas para hoje nesta cidade que se prevêem  rajadas de vento na ordem dos 65 km a 100 km hora».

O processamento dos passageiros vai assim fazer-se a partir do Parque de Estacionamento P6 do Aeroporto, onde, garantia a ANA em comunicado recebido às 11h46, «está montada uma estrutura provisória para acolhimento».

Os passageiros serão posteriormente transportados para o Pier do Terminal de autocarro, onde se fará a segregação, check-in dos passageiros e procedimentos de Segurança.

O processamento, check-in e controlo de segurança e fronteira vai ser feito no Pier em salas designadas para o efeito.

O aeroporto tem  previstos 122 movimentos e até às 11h00 hora já se realizaram 28 partidas. Irão ser processados 12 movimentos por hora (6 partidas + 6 chegadas).

Prevê-se o dobro do tempo no processamento dos passageiros e atrasos tanto nas partidas como nas chegadas, pelo que a ANA Aeroportos de Portugal «lamenta o incómodo causado».

Comentários

pub