Música Antiga: «Concerto Campestre» apresenta espetáculo em Quarteira

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, recebe, esta sexta-feira, 7 de outubro, pelas 21h30, mais um espetáculo […]

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, recebe, esta sexta-feira, 7 de outubro, pelas 21h30, mais um espetáculo integrado no XIII Encontro de Música Antiga de Loulé. Desta feita, é a vez da atuação dos portugueses «Concerto Campestre», que irão trazer um repertório de sonatas e trio-sonatas com viola da gamba, do compositor Georg Philipp Telemann.    

Com o nome inspirado no famoso quadro de Giorgone, o Concerto Campestre é um grupo de música de câmara que se dedica à interpretação de música europeia desde o renascimento ao período barroco, também chamada “música antiga”.

É constituído por jovens profissionais especialistas nos instrumentos da época, tais como cravo, oboé barroco, viola da gamba e violoncelo barroco. Os seus elementos são formados nas principais escolas europeias e trabalham em vários grupos da especialidade, tais como Ricercar Consort, Al Ayre Español, Les Talens Liryques e Divino Sospiro.

O grupo está sediado em Lisboa e tem a direção artística de Pedro Castro. A sua constituição é versátil variando conforme os programas que são apresentados tendo sido já realizados projetos com um trio de câmara até um conjunto de dez músicos e cantores na execução de cantatas e concertos de J.S. Bach, Telemann e Seixas.

Apresentou-se na Festa da Música no CCB, nos Encontros de Música Antiga de Loulé, no átrio do Museu Gulbenkian, na “Festa no Chiado”, nas “Festas de Lisboa” e nos Encontros de Música Antiga de Tomar e no Festival “Terras sem Sombra”.

Em Outubro de 2009 e em colaboração com o Quarteto Arabesco executou a estreia moderna da serenata “L’Angelica” de J.S. Carvalho, numa tournée que de 5 concertos por todo o país num projeto que contou com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção Geral das Artes.

Em Loulé, os Concerto Campestre são Sofia Diniz (viola da gamba), Flávia Almeida Castro (cravo) e Pedro Lopes e Castro (oboé barroco e flauta de bisel).

A entrada é livre.

Comentários

pub