Mértola distinguida como uma Autarquia Familiarmente Responsável

A Câmara Municipal de Mértola foi uma das 29 autarquias distinguidas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis como uma das […]

A Câmara Municipal de Mértola foi uma das 29 autarquias distinguidas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis como uma das mais responsáveis.

A cada município vencedor será entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2011» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 19 de outubro, pelas 17h no Auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

«Estes prémios pretendem reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir de uma forma simbólica aqueles que investem na construção de uma política integrada de apoio à família» afirma Ana Cid Gonçalves, membro do Observatório. «O reforço dos apoios às famílias numerosas é fundamental para a construção de um país mais próspero e sustentável em termos sociais mas também económicos» conclui.

Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 86 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; saúde e outras iniciativas.

São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

Com este prémio, a autarquia de Mértola vê reconhecido o trabalho realizado na area do apoio à família, mas também no combate ao envelhecimento e desertificação, na fonte de enriquecimento através da criação de emprego e no aumento do espírito de iniciativa, dinamismo e estabilidade social.

Os dados recolhidos através dos inquéritos ficarão disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores.

Comentários

pub