Marco Fernandes vence Maratona Internacional de BTT do Algarve

Marco Fernandes foi o grande vencedor da Maratona Internacional de BTT do Algarve (MIBA), que se realizou este domingo, em […]

Marco Fernandes foi o grande vencedor da Maratona Internacional de BTT do Algarve (MIBA), que se realizou este domingo, em S. Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.

O atleta venceu na categoria Elite (Masculinos), depois de Luís Pinto ter sido desclassificado. O segundo e terceiro lugares foram ganhos por Tiago Dias e Gonçalo Brito.

A mesma categoria (Femininos) foi ganha por Celina Carpinteiro do BTT Loulé, seguida por Rute Costa e Joana Patrício da Ovibike/Oriquense.

O atleta da Sportzone Nuno Silva venceu na categoria Veteranos A. O segundo e terceiro lugares foram alcançados por Valério Ferreira (BTT Loulé) e Rui Matias (Grupo Desportivo Santa Cruz).

Adelino Cruz venceu na categoria Veteranos B e Carlos Cabrita (BTT Loulé) arrecadou o prémio Veteranos C.

O Troféu Concelho de Silves, que já vai na quinta edição, distinguiu Rita Esteves (Femininos) e Tiago Silva (Masculinos) como primeiros classificados no percurso de 100 quilómetros.

Apesar do bom desempenho nacional, Ricardo Rodrigues, presidente da Associação ExtremoSul, lamenta “a fraca adesão dos atletas portugueses, numa prova que pontua para o Ranking UCI”.

Destaca-se o desempenho dos atletas Aderio Guerreiro, Rafael Lourenço e Bruno Guerreiro, da equipa JMQ Cozinhas/ExtremoSul, que se classificaram nos três primeiros lugares do percurso de 25 quilómetros.

Também no percurso de 50 quilómetros os atletas da ExtremoSul  Ricardo Pires, João Martins e David Martins mereceram destaque.

Já a pensar na próxima edição, Ricardo Rodrigues sublinha que a prova tem “uma organização à altura dos acontecimentos e com capacidade de abraçar e organizar o Campeonato Nacional, que já está agendado para o próximo ano de 2012”. O campeonato deverá realizar-se no início de outubro.

Ao todo, participaram na maratona cerca de mil atletas, numa organização que contou com a ajuda de cem voluntários, duas dezenas de bombeiros e GNR.

Pela primeira vez na história desta maratona de BTT – já vai na sétima edição – não foi necessária a intervenção dos bombeiros, uma vez que não se registaram quaisquer incidentes.

A classificação pode ser consultada no site www.bttalgarve.com.

Comentários

pub