Marcha lenta anti-portagens também é notícia em Espanha

Transportadores da região de Huelva, bem como representantes políticos de Ayamonte, participaram no sábado na manifestação convocada pela Comissão de […]

Transportadores da região de Huelva, bem como representantes políticos de Ayamonte, participaram no sábado na manifestação convocada pela Comissão de Utentes da Via do Infante contra as portagens na A22.

A marcha lenta, segundo o jornal online www.odielinformacion.es, contou com a participação do alcaide de Ayamonte, Antonio Rodríguez Castillo (PSOE), assim como dos restantes grupos políticos, apoiados pela Federação Nacional de Associações de Transportes de Espanha (Fenadismer) e da União Cooperativas de Transportes (Ucotrans).

O secretário geral da Fenadismer, Juan Antonio Millán, em declarações ao Europa Press, afirmou o seu «mais enérgico protesto» contra a imposição de portagens na A22, e recordou que os transportadores espanhóis já manifestaram à Europa o seu protesto contra qualquer aumento de custo de uma infraestrutura, «chame-se ele portagem ou eurovinhetas».

Em editorial, o Odiel Informacion escreveu que as portagens irão «afetar o transporte de mercadorias, o comércio e, sobretudo, o turismo, um dos setores que conseguiu subir precisamente graças às facilidades de deslocação que oferecia a nova autoestrada que ligava Ayamonte e Vila Real de Santo António».

«Este agravamento pode significar que tanto os onubenses como os cidadãos e turistas do Algarve se verão obrigados a modificar os seus destinos, com as repercussões negativas que isso provocará nos municípios fronteiriços situados em ambos os lados do Guadiana», continua o editorial do jornal andaluz.

«Nestes momentos económicos tão delicados, não parece justificada esta portagem, sobretudo porque a alternativa gratuita que existe por estrada é utilizar a Nacional 125, que liga Castro Marim a Sagres, mas esta via regista um dos maiores índices de perigosidade e, para mais, durante os meses de verão, tornaria a suportar mais tráfego que o que pode».

«Tanto a Junta de Andalucía como o Governo central [de Espanha] deveriam atuar em uníssono para expressar perante a UE uma queixa formal pela imposição desta portagem que tanto pode prejudicar esta província [de Huelva]», conclui o editorial.

 

Leia a notícia completa aqui:

Masiva protesta en Faro

www.odielinformacion.es/index.php/component/k2/item/4513-masiva-protesta-en-faro

Leia o editoral aqui:

Nueva protesta contra el peaje de la autovía del Algarve

http://www.odielinformacion.es/index.php/component/k2/item/4551-nueva-protesta-contra-el-peaje-de-la-autov%C3%ADa-del-algarve

Comentários

pub