Luís Gomes aponta medidas para a revitalização dos centros históricos

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes vai apresentar amanhã, ao secretário de Estado da […]

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes vai apresentar amanhã, ao secretário de Estado da Cultura, durante o Congresso do Iluminismo, que decorre nesta cidade algarvia, sugestões para a revitalização dos centros históricos.

O VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo arrancou esta quinta-feira, no Centro Cultural António Aleixo. A sessão de abertura contou com as presenças do presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, do presidente da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo (AiCEi) e vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros, e do representante da AiCEi Javier Varela.

Para o presidente da autarquia de VRSA, o congresso está a permitir debater as oportunidades de requalificação dos centros históricos, dando como exemplo as políticas de regeneração urbana que têm sido desenvolvidas pelo executivo, nos últimos seis anos.

Classificando a requalificação do espaço público como um elemento «diferenciador e valorizador» da imagem das cidades, o autarca fez saber que amanhã, sexta-feira, irá apresentar ao secretário de Estado Francisco José Viegas – presente na sessão de encerramento dos trabalhos, marcada para as 17h30 – um conjunto de propostas.

«Este é o tempo certo para refletir sobre as oportunidades de valorização dos centros históricos, para que estes espaços sejam entendidos pelos diferentes níveis da administração pública como uma prioridade para ampliar a qualidade de vida e o desenvolvimento económico»

.Já o presidente da AiCEi e vice-presidente da autarquia vilarrealense José Carlos Barros sublinhou que Vila Real de Santo António é uma urbe que só pode ser compreendida no seu todo, dado o simbolismo que está associado à sua conceção de cidade-fábrica e ao seu planeamento cuidado.

Aludindo às múltiplas iniciativas que têm contribuído para a sua requalificação, o arquiteto deu como exemplos a publicação, em Diário da República, do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de Vila Real de Santo António.

Apontou ainda o processo de classificação como Imóvel de Interesse Municipal do Hotel Guadiana, aludiu à candidatura do município ao programa Jessica (apoio europeu conjunto para o investimento sustentável nas zonas urbanas) e sublinhou o trabalho desempenhado pelo Programa Municipal de Incentivos à Reabilitação de Imóveis (Realce).

Na mesma linha, José Carlos Barros apresentou aos congressistas o recente plano da autarquia e da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), que visa criar alojamento de qualidade em oito edifícios de matriz pombalina, gerando cerca de 130 novas camas.

«Não havendo recursos públicos, a aposta nas parcerias público-privadas é umas das melhores formas para requalificar o património que, no caso de Vila Real de Santo António, está identificado e diagnosticado edifício a edifício», concluiu o também presidente da AiCEi.

Referindo que a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo (AiCEi) é igualmente uma associação que se preocupa com os ideais de modernidade, num sentido lato, o seu representante, Javier Varela, iniciou os trabalhos com uma homenagem ao fundador da Apple, Steve Jobs, que ontem faleceu vítima de cancro.

«A AiCEi também está atenta ao progresso e não poderíamos deixar de homenagear alguém que mudou a forma como comunicamos», notou Varela.

Informações e inscrições em:

http://iluminismovrsa.wordpress.com/

http://www.ilustracionaicei.org/

[email protected]

Comentários

pub