Ludovice Ensemble é o nome que se segue no Encontro de Música Antiga de Loulé

“Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico” é o nome do espetáculo que o Ludovice Ensemble leva até à […]

“Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico” é o nome do espetáculo que o Ludovice Ensemble leva até à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, no próximo domingo, 16 de outubro, pelas 21h30, no âmbito do XIII Encontro de Música Antiga de Loulé.

O grupo vai apresentar um repertório dedicado aos percursos da Seconda Pratica na Itália e Alemanha seiscentistas.

O Ludovice Ensemble é um grupo especializado na interpretação de Música Antiga, sediado em Lisboa, e criado em 2004 por Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim, com o objetivo de divulgar o repertório de câmara dos séculos XVII e XVIII através de interpretações historicamente informadas, usando instrumentos antigos.

O Ludovice Ensemble destaca-se pela elevada qualidade musical das suas interpretações, a coerência do seu projeto artístico, e a inovação dos seus programas e propostas – aliando inventividade e paixão à atenção colocada na fundamentação histórica e científica dos seus critérios interpretativos.

Especializado na interpretação de obras francesas e alemãs, o Ludovice Ensemble não deixa no entanto de revisitar frequentemente a herança musical portuguesa, italiana e inglesa.

O nome do grupo homenageia o arquiteto e ourives alemão Johann Friedrich Ludwig (1673-1752) conhecido em Portugal como João Frederico Ludovice. Ludwig trabalhou na Alemanha e em Itália, antes de se colocar ao serviço de D. João V, para o qual projetou o Palácio-Convento de Mafra entre muitas outras obras.

O carácter dinâmico, inventivo e eclético da sua Obra, combinando diversas ascendências e estilos, e influenciando em definitivo os destinos da Arte Barroca Portuguesa, são uma constante inspiração e referência para o Ludovice Ensemble.

O Ludovice Ensemble reúne, para além dos seus fundadores, alguns dos melhores intérpretes portugueses com formação específica na Música Antiga a par de artistas estrangeiros de excecional qualidade, não só na área na Música mas também da Dança e da Representação.

O Ludovice Ensemble apresentou-se já nos Festivais Internacionais de Música de Leiria, Alcobaça (Cistermúsica), Mafra, Óbidos (“Maio Barroco”), Loulé (“Encontros de Música Antiga”), Baixo Alentejo (“Terras sem Sombra”) e Évora (“Encontros do Espírito Santo” e “Eboræ Musica”); na Festa da Música (“Folle-Journée”) de Lisboa, no CCB; no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian; no Ciclo de Música Sacra de Viana do Castelo, e ainda em vários concertos em Évora (Universidade), Porto, Lisboa (Instituto Franco-Português e Conservatório), Espinho e V. N. de Gaia.

Mais recentemente, o Ludovice Ensemble esteve presente nos conceituados festivais de Música Antiga de Daroca, em Espanha, e no de Antuérpia (LausPolyphoniae/AMUZ) na Bélgica, tornando o Ludovice Ensemble num embaixador da Música Antiga portuguesa.

O Ludovice Ensemble gravou ao vivo para a RDP-Antena 2 (“Grande Auditório” e Concertos IFP/RDP) e para a Deutschlandfunk (Alemanha). Em 2011 é editado o seu primeiro CD para a conceituada editora belga Ramée, com um conjunto de excelentes cantatas francesas para barítono.

Próximos concertos incluem a primeira apresentação moderna da “Missa Pastorale” e Motetos de Natal de Giovanni Giorgi, na Sé Catedral de Lisboa, em dezembro, e a participação no conceituado Festival de Sablé, em França.

Comentários

pub