Liga Zon Sagres: Olhanense vence Vitória de Guimarães e sobe provisoriamente ao 6º lugar

O Olhanense venceu esta noite o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo marcado de pénalti por Mateus aos […]

O Olhanense venceu esta noite o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo marcado de pénalti por Mateus aos 48 minutos. O golo surgiu só na segunda parte de um jogo nem sempre bem jogado, mas que a equipa algarvia conseguiu controlar.

A partida começou a um ritmo elevado. Logo aos 4 minutos, Nuno Assis, de livre, colocou a bola na cabeça de Bruno Teles, que obrigou Fabiano a uma defesa de recurso. Na sequência desse lance, Figueroa isolou-se, mas demorou muito tempo para decidir o que fazer à bola e permitiu o corte de Barrientos.

Aos 13 minutos, mais um momento de parada e resposta. O Olhanense ameaçou a baliza de Nílson com um cabeceamento em boa posição de Nuno Piloto, que não tomou a direção das redes e, após uma perda de bola de Mexer na sua zona defensiva, Soudani isolou-se na cara de Fabiano, mas o guarda-redes brasileiro conseguiu defender para canto com o pé.

Ao minuto 22, o guardião rubronegro voltou a brilhar, negando o golo a Barrientos, defendendo para canto um remate forte do jogador vimaramense à entrada da área.

A partir deste momento, o jogo perdeu interesse, as duas equipas não conseguiam criar lances de perigo junto das balizas e só na segunda parte se voltou a ver (pouco) futebol no relvado do Estádio José Arcanjo.

Logo aos 48 minutos, Figueroa rematou a bola contra o braço de João Paulo e Olegário Benquerença apontou para a marca de grande penalidade. O defesa do Vitória de Guimarães já tinha cartão amarelo, mas o árbitro da partida guardou o segundo no bolso, permitindo a continuidade do jogador em campo.

Na conversão do castigo máximo, Mateus, um dos mais ativos no ataque da equipa algarvia, enganou Nílson e colocou o Olhanense em vantagem.

O Vitória de Guimarães voltou a ameaçar a baliza de Fabiano logo no minuto seguinte. Targino trabalhou bem na área, tirou Ismaily do caminho e rematou de trivela, para mais uma grande parada do guarda-redes rubronegro para canto.

Se ainda houvesse dúvidas que Fabiano era um dos homens do jogo, elas foram tiradas com mais uma boa defesa ao minuto 74, desviando para canto um livre frontal de João Alves.

Em vantagem, o Olhanense dava a iniciativa de jogo ao Vitória de Guimarães, e procurava criar perigo em rápidas saídas para o contra-ataque, e foi isso que aconteceu ao minuto 77. Mateus entrou na grande área pela meia direita, encontrou Dady na zona da marca de pénalti, mas Nílson negou o golo ao avançado “algarvio”.

Até final do jogo, apesar das tentativas do Vitória de Guimarães de se aproximar da baliza algarvia, o Olhanense geriu bem a vantagem e conquistou 3 pontos que colocam os rubronegros no sexto lugar da tabela com 12 pontos, ficando a aguardar os resultados de Vitória de Setúbal e Gil Vicente, que ainda não jogaram nesta jornada.

 

Equipas:

Olhanense: Fabiano, João Gonçalves, André Pinto, Mexer, André Pinto e Ismaily. Cauê, Mateus (Maurício 89′), Nuno Piloto;  Figueroa (Fernando Alexandre 62′) Wilson Eduardo (Salvador Agra 75′) e Dady.

Suplentes: Bruno Veríssimo, Maurício, Djalmir, Vitor Vinha, Rui Duarte, Salvador Agra e Fernando Alexandre

 

Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, João Paulo, N’Diaye e Bruno Teles; El Adoua (Faouzi 82′), Pedro Mendes, Nuno Assis (Edgar 67′); Targino, Barrientos (João Alves 67′) e Soudani.

Suplentes: Nilson, Alex, João Paulo, N’Diaye e Bruno Teles; El Adoua, Pedro Mendes, Nuno Assis, Targino, Barrientos e Soudani.

 

Reações:

Daúto Faquirá

“O jogo foi aquilo que antevíamos, um jogo extremamente difícil perante uma equipa recheada de bons jogadores, que partiu para o campeonato com objetivos completamente diferentes, mas que está numa fase intranquila. Procurámos jogar com essas nuances todas e, no momento certo, defendendo bem e sendo rigorosos, dar a estocada que nos fizesse ganhar o jogo. Estivemos taticamente irrepreensíveis e, quando fizemos o golo, foi muito mais difícil para o Vitória. Quero dar os parabéns a todos os meus jogadores, os que estiveram em campo e os que não jogaram, mas que têm trabalhado imenso. Era importante esta vitória, em função do calendário que aí vem e dos nossos objectivos. Foi muito importante conquistar os 3 pontos”.

Rui Vitória

“Acho que acabou por vencer a equipa mais feliz, isso acaba por ser o resumo do jogo. Nós tivemos um número suficiente de oportunidades para uma equipa que joga fora marcar golo e vencer. Infelizmente, há uma certa dose de infelicidade e alguns erros de concentração que, a este nível, se pagam caro. Faltou eficácia, não concretizámos as ocasiões e, quando assim é, as coisas tornam-se complicadas. O golo tem impacto profundo numa equipa que estava tranquila e um erro acaba por deitar tudo a perder. O que tínhamos a fazer, fizemos. A eficácia fez a diferença”.

 

 

Comentários

pub