Lagos distinguiu os melhores alunos do concelho com a atribuição dos Prémios de Educação 2010/2011

A Câmara Municipal de Lagos decidiu, uma vez mais, «dar continuidade a uma prática iniciada pelo ilustre lacobrigense Dr. José […]

A Câmara Municipal de Lagos decidiu, uma vez mais, «dar continuidade a uma prática iniciada pelo ilustre lacobrigense Dr. José Reis Júnior, que instituiu em Lagos a atribuição dos Prémios de Educação, no âmbito da qual são distinguidos os melhores alunos das escolas locais no ano letivo anterior».

A entrega teve lugar na passada semana, onde foi também prestada homenagem ao pessoal docente e não-docente aposentado até 31 de agosto deste ano.

Esta iniciativa, já familiar junto da comunidade escolar de Lagos, marca também o arranque do novo ano letivo, sucedendo-se a outras iniciativas, com especial destaque para o Roteiro da Educação, que se prolonga até hoje, dia 3 de outubro, no âmbito do qual o Executivo Municipal e os Serviços de Educação da autarquia promovem visitas a todos os estabelecimentos de ensino (público, particular e cooperativo) do concelho, com vista a avaliar o início das atividades letivas.

Inicialmente apenas concedidos aos alunos com melhor classificação do 12º Ano das Escolas Secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes de Lagos, os Prémios de Educação passaram a contemplar desde há vários anos, por iniciativa da Câmara, igualmente os melhores alunos do 9.º e do 6.º anos de escolaridade.

Atualmente, os prémios são atribuídos na sua totalidade pelo Município, mantendo-se o objetivo inicial do fundador desta iniciativa: distinguir os melhores alunos, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguirem os estudos noutros níveis, bem como motivar os restantes colegas a seguirem o seu exemplo de trabalho e dedicação.

Este ano, pela primeira vez nesta cerimónia, foram igualmente entregues aos melhores alunos do 12.º ano os diplomas de Mérito Escolar do Ministério da Educação.

Os prémios de educação são atribuídos por um júri, constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Lagos e pelos representantes das Escolas de Lagos, que decide em função dos seguintes critérios: a melhor média obtida no ano ou no ciclo escolar; a idade do jovem (valorizando-se o mais novo); e o melhor percurso escolar.

Nesta cerimónia, aos alunos distinguidos ou seus representantes, foi entregue um certificado e um cheque simbólico no valor correspondente ao prémio, de 250 euros, igual valor para os melhores alunos do 6.º ano, do 9.º ano e do 12.º ano.

Os premiados receberam ainda um conjunto de publicações e outras lembranças do Município.

A entrega teve lugar no passado dia 30 de setembro, no Centro Cultural de Lagos, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal, que contou com a presença do diretor regional de Educação do Algarve, representantes dos órgãos autárquicos e responsáveis dos agrupamentos e escolas de Lagos.

Nesta ocasião foi igualmente prestada homenagem ao pessoal docente e não-docente aposentado no ano escolar anterior (entre 01 de setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011), «em sinal de reconhecimento aos professores e outros profissionais que dedicaram a sua vida ao ensino, influenciando decisivamente o percurso estudantil destes jovens e de tantas outras gerações anteriores de estudantes».

A cerimónia contou ainda com alguns momentos culturais a cargo da Associação de Dança de Lagos e do Coro Infanto-Juvenil da Associação Grupo Coral de Lagos.

 

Alunos contemplados com Prémios de Educação e Diplomas de Mérito no ano letivo 2010/2011:

 

♦ Rodrigo Sequeira Franco, melhor aluno do 6.º ano da Escola EB 2/3 Tecnopolis de Lagos

♦ Maria Madalena Ramos Pereira, melhor aluna do 6.º ano da EB 2/3 das Naus

♦ Roisin Ann Tapley, melhor aluna do 9.º ano da Escola Tecnopolis EB 2/3 de Lagos

♦ Pedro Guilhermino Fernandes Gomes Correia, melhor aluno do 9.º Ano da EB 2/3 das Naus

♦ Leonor Correia Duarte, melhor aluna do 9.º Ano da Escola Secundária com 3.º Ciclo Gil Eanes

♦ Beatriz Maia Dias, melhor aluna do 12.º Ano da Esc. Sec. c/ 3.º Ciclo Gil Eanes.

(Esta aluna recebeu, igualmente, o Diploma de Mérito Escolar do Ministério da Educação, por ter sido a melhor aluna do 12.º da sua escola nas áreas científico-humanísticas).

♦ Gonçalo Freitas Monteiro, melhor aluno do 12.º ano da Escola Secundária Júlio Dantas.

(Este aluno recebeu, igualmente, o Diploma de Mérito Escolar do Ministério da Educação, por ter sido o melhor aluno do 12.º da sua escola nas áreas científico-humanísticas).

♦ João Filipe de Sousa Alves e Jéssica Isabel Fernandes Pinguinha, melhores alunos do 12.º ano – em cursos profissionais da Escola Secundária Gil Eanes e da Escola Secundária Júlio Dantas, respetivamente, e que receberam o diploma de mérito escolar do Ministério da Educação.

Comentários

pub
pub