Intervenção psicossocial e psicológica são tema de workshops de psicoemergência

A psicoemergência será o mote de dois workshops que a Câmara de Silves promoverá em outubro, na Biblioteca Municipal, com […]

A psicoemergência será o mote de dois workshops que a Câmara de Silves promoverá em outubro, na Biblioteca Municipal, com os temas «Intervenção Psicossocial em Crise e Catástrofe», no dia 28, às 9h30, e «Intervenção Psicológica em Vítimas de Crise e Catástrofe», no dia 29, às 9h00.

Como as situações de crise e de catástrofe podem ocorrer a qualquer momento, sendo exigentes a nível dos recursos envolvidos, a primeira ação, tem como objetivo familiarizar os formandos para as noções de crise, catástrofe e trauma, descrever de que modo a exposição a situações traumáticas afeta a saúde física e mental das vítimas e apresentar os princípios básicos da intervenção nestes cenários.

Com uma duração de 7 horas, este workshop, que custa 30 euros, é dirigido a todos os agentes que intervêm em momentos de crise e catástrofe, como técnicos da Proteção Civil, Bombeiros, Polícias, Psicólogos, técnicos de Serviço Social, Professores, Médicos, enfermeiros.

A segunda ação – Intervenção Psicológica em vítimas de crise e catástrofe – pretende apresentar as metodologias de avaliação de sintomas, objetivos e estratégias de intervenção psicológica, a curto e a longo prazo. O workshop custa 20 euros e dura 4 horas, sendo destinado a psicólogos e estudantes do mestrado integrado de Psicologia.

A participação nos workshops é limitada a 30 formandos na primeira ação e a 20 formandos na segunda, estando sujeita a inscrição prévia, que deve ser efetuada até 21 de outubro. A participação nas duas atividades tem um preço especial de 40 euros.

Para mais informações os interessados poderão contactar a Divisão de Educação, Ação Social e Psicologia da Câmara de Silves, através do 282440800 (ext 420), do fax 282440850 ou do endereço [email protected].

Comentários

pub