Gestão e Defesa da Floresta reforçadas no concelho de Tavira com criação de equipa de sapadores

A Câmara Municipal de Tavira possui, desde o início do mês de setembro, uma equipa de Sapadores Florestais, decorrente do […]

A Câmara Municipal de Tavira possui, desde o início do mês de setembro, uma equipa de Sapadores Florestais, decorrente do Protocolo de Colaboração com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Autoridade Florestal Nacional.

A equipa é constituída por cinco elementos e vai atuar nas freguesias de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santa Maria, Conceição e Cachopo.

Terá a seu cargo o desenvolvimento de ações de silvicultura, gestão de combustíveis, acompanhamento na realização de fogos controlados, realização de queimadas, manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis, manutenção e beneficiação de outras infraestruturas, vigilância e primeira intervenção em incêndios florestais, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

A Câmara de Tavira considera ainda que «estes profissionais desempenharão um papel de extrema importância na sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas».

Do protocolo assinado, consta um apoio anual ao funcionamento da equipa de sapadores florestais, no valor de 35 mil euros, que se destina a comparticipar as despesas decorrentes da contratação dos elementos, bem como um subsídio no montante de 55.200 euros, destinado à aquisição de uma viatura todo-o-terreno, equipamento coletivo e de proteção individual.

Somando o valor investido pela autarquia, o investimento global é de 97.200 euros.

Comentários

pub