Festival de Pista de Tavira fechou época nacional do ciclismo

A época desportiva profissional do ciclismo português terminou ontem, como é tradição, em Tavira, com mais um Festival de Pista. […]

A época desportiva profissional do ciclismo português terminou ontem, como é tradição, em Tavira, com mais um Festival de Pista. A partir das 15h30 e até ao cair da noite o recinto foi-se compondo de público, que seguia atentamente as diversas provas.

Samuel Caldeira, homem da casa, foi o vencedor do dia. Venceu a prova de eliminação masculina, venceu a prova rainha do dia, as 100 voltas, e venceu ainda o prémio monetário mais chorudo: 500 euros, por uma meta volante durante as 100 voltas.

Outra algarvia, já reconhecida no ciclismo de estrada e no BTT, Irina Coelho, venceu a prova feminina, de 30 voltas, mas desta vez com uma camisola do Ouriquense.

A meio da tarde, houve uma pausa para cerimónias, homenagens e despedidas. A cidade, a Câmara Municipal e o Clube de Ciclismo de Tavira celebraram uma vez mais a vitória de Ricardo Mestre na recente edição da Volta a Portugal.

Por outro lado, Cândido Barbosa veio a Tavira para a última corrida da sua longa carreira ciclística. Foi alvo de uma homenagem, e Rogério Teixeira, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, não deixou de recordar o ano em que o foguete da Rebordosa ganhou todas as etapas da Volta ao Algarve.

O presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho mostrou também ser um amigo da modalidade. Reconheceu a dedicação do CCT e o prestígio que o clube dá ao concelho, e garantiu o máximo empenho da autarquia para a difícil tarefa que a direção do CCT tem em mãos: assegurar um orçamento adequado para 2012.

Para lá de tudo isso, as 100 voltas à pista, que acabaram ao anoitecer, entusiasmaram fortemente o público. As muitas metas volantes, sempre com prémios monetários oferecidos por empresas e pessoas da região, causaram suspense e muitas palmas, e o CCT mostrou estar ainda em forma, ao levar Samuel Caldeira à vitória, depois de mostrar as camisolas de Ricardo Mestre e também Nelson Vitorino.

 

Veja também a Galeria Fotográfica do Festival de Pista de Tavira, noutro local deste site (fotos de Nuno Loureiro)

Comentários

pub