Festival de Observação de Aves de Sagres termina este domingo com muitas atividades

O Festival de Observação de Aves de Sagres termina este domingo, com muitas atividades, que durante três dias têm atraído […]

O Festival de Observação de Aves de Sagres termina este domingo, com muitas atividades, que durante três dias têm atraído à ponta mais sudoeste de Portugal centenas e centenas de amantes da Natureza.

Apesar de a maior parte das inscrições nas atividades estar esgotada, para hoje, dia 2 de outubro, segundo o site do evento, há ainda vagas no Passeio Fotográfico em Sagres (10h00-12h30), na Observação de Cetáceos (11h00-12h30) e na Observação de golfinhos (11h30-13h30), na Viagem pelágica para observação de aves marinhas (14h00-17h00) e na Observação de aves marinhas (pelágica) 14h30-17h00. 

Sagres é uma região muito especial. Não só a paisagem que a rodeia é espetacular, como o seu património biológico é único na Europa. Aqui pode encontrar-se uma enorme diversidade de habitats, desde os marinhos aos florestais, passando pelos estuarinos, os dunares e os agrícolas, que albergam, naturalmente, centenas de espécies de fauna e flora. Destacam-se vários endemismos florísticos, numerosos cetáceos, mamíferos terrestres e, claro, muitas aves. 

Estas são a principal atração deste festival que em 2010 deu a conhecer, em apenas três dias, mais de 100 espécies.

Um número que em 2011 pretende ser superado, uma vez que durante a migração outonal é comum a observação de mais de 190 espécies nesta zona. E claro que, entre estas, contam-se muitas preciosidades, como a Águia-imperial, o Abutre-preto, a Cegonha-preta, o Falcão-da-rainha, a Águia de Bonelli, a Pardela-de-barrete, o Falaropo-de-bico-fino, a tarambola-carambola, entre outras.

Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Almargem e a SPEA, voltaram a preparar um programa recheado de atividades, dirigido a diferentes públicos, de forma a dar a conhecer alguns destes símbolos alados da região.

Saídas de campo para iniciantes, passeios de barco, ações de monitorização com especialistas, palestras temáticas, cursos, jogos, tertúlias, atividades de educação ambiental, são apenas algumas delas.

E o esforço coletivo que existe em torno deste evento é igualmente de salientar. Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para bem receber os participantes oferecendo preços especiais e outras vantagens.  

A Câmara Municipal de Vila do Bispo é a entidade promotora, enquanto a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e a Associação Almargem são os organizadores, a cerveja Sagres, a ecoinside e a Ubiwhere são os patrocinadores.

O festival conta ainda com o PO Algarve 21 para o co-financiamento, e com os apoios do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Turismo de Portugal, Turismo do Algarve, Juntas de Freguesia de Sagres e Vila do Bispo, da Strix, Pousadas de Portugal, Hotel e Resort o Martinhal, Memmo Baleeira Hotel, Aparthotel Navigator, Apartamentos Turísticos 4 Ventos, Sagres Time Apartamentos, Hotel Mira Sagres, Mar ilimitado, Cape cruises e a Walkin’ Sagres.

Mais informações ou consulta do programa completo em www.birdwatchingsagres.com/ 

 

Comentários

pub