Festival de Observação de Aves de Sagres já tem data marcada em 2012

A 3ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres já está marcado para os dias 5, 6 e […]

A 3ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres já está marcado para os dias 5, 6 e 7 de outubro de 2012, anunciou a associação Almargem, principal responsável pela organização.

Na edição deste ano, participaram mais de 700 pessoas, de doze nacionalidades (Suécia, Reino Unido, Irlanda, EUA, Bielorrússia, Canadá, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Dinamarca e Portugal), tendo o inscrito mais velho a bonita idade de 77 anos.

Os participantes ocuparam os dias com 83 atividades, observaram 116 espécies de aves e anilharam cerca de meia centena de aves.

Segundo a Almargem, «os resultados foram francamente positivos! Mais de 700 participantes, mais nacionalidades presentes, mais ocupação hoteleira, mais promoção do Birdwatching enquanto atividade turística, mais envolvimento das empresas locais e mais reconhecimento do potencial desta actividade».

«À semelhança de 2010, as atividades desta 2ª edição esgotaram praticamente todas. Já a pensar nessa possibilidade, a organização preparou saídas guiadas extras, sem marcação, consoante a presença de interessados no momento, e também essas encheram! Este facto revela o crescente interesse da população em geral por esta atividade, bem como da boa divulgação conseguida. Entre as mais procuradas, destaque para as saídas de barco, saídas para observação de aves de rapina, a anilhagem de aves, os mini-cursos, entre outras», acrescenta a associação.

Houve, também, um «aumento significativo» no número de espécies de aves observadas, «resultado de uma maior contribuição dos vários guias que participaram no festival». Destaque para as 16 rapinas, diversas marinhas e algumas raridades, tais como o Codornizão e a Petinha de Richard.

A organização faz «um especial agradecimento aos parceiros locais que apoiaram este festival, a nível do alojamento, restauração, animação turística e lojas. E como não podia deixar de ser, a todos os guias, formadores e palestrantes que se associaram ao evento, de forma voluntária, contribuindo com os seus conhecimentos, pois sem eles não teriam sido possíveis os resultados obtidos».

O Festival de Observação de Sagres é promovido pelo município de Vila do Bispo em parceria com as associações SPEA e Almargem.

O evento contou ainda com a parceria do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Strix – Ambiente e Inovação e da Associação Rias, e teve o apoio da Sagres, Ecoinside e Ubiwhere, Martinhal Resort, Memo Baleeira, Pousadas de Portugal, Navigator ApartHotel, Apartamentos Turísticos 4 Ventos, Apartamentos Sagres Time, Hotel Mira Sagres, Mar Ilimitado, Cape Cruiser, Walk in Sagres e Sagres T-Shirts.

O evento foi co-financiado pelo PO Algarve, no âmbito do projeto Via Algarviana 2 que é liderado pela Associação Almargem.

Comentários

pub
pub