Espaço Multiusos de Albufeira apresenta o Circuito do Azeite

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o Município de Albufeira vai realizar uma exposição […]

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o Município de Albufeira vai realizar uma exposição interativa sobre o Circuito do Azeite, onde os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho e toda a população terão oportunidade de aprender “in loco” o circuito deste alimento.

Após o sucesso da exposição “O Ciclo do Pão”, realizada no passado ano letivo, o Município volta a organizar uma mostra interativa direcionada às escolas.

Desta vez, o alimento privilegiado é o Azeite. De 16 a 29 de outubro, o EMA- Espaço Multiusos de Albufeira -vai ser transformado num mini museu, onde se podem encontrar os mais variados produtos, objetos e alimentos relacionados com o azeite. As suas diversas utilizações no quotidiano, quer na gastronomia, saúde ou cosmética, serão uma presença constante durante todo o evento.

A iniciativa vai permitir aos visitantes conhecer um pouco da história deste produto nobre, desde a recolha da azeitona à sua posterior utilização para produção do azeite. Ao longo da exposição, serão realizadas provas de azeite e de outros alimentos com ele confecionados.

“Este tipo de iniciativas lúdico pedagógicas permitem por um lado preservar a memória dos nossos antepassados, por outro ensinar aos nossos alunos que o azeite antes de chegar à mesa tem um longo ciclo a percorrer e que as coisas não são assim tão simples de conseguir. É necessário esforço e disciplina em qualquer atividade desempenhada”, salientou José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia.

O Circuito do Azeite estará aberto aos estabelecimentos de ensino, de segunda a sexta feira, entre as 9h30 e as 15h30, e ao público em geral, durante o fim de semana, das 10h00 às 17h30.

Ao longo da semana as visitas serão feitas mediante marcação prévia para o e-mail: [email protected] ou para o contato telefónico 289 599 657.

Comentários

pub