Escola etic_algarve é um viveiro de criatividade em Portimão

Um forte investimento na área do vídeo, bem como novos cursos nas áreas do Marketing e Comunicação e Programação Web […]

Um forte investimento na área do vídeo, bem como novos cursos nas áreas do Marketing e Comunicação e Programação Web são as principais novidades da escola etic_algarve para o novo ano letivo, que arranca este mês de outubro, em Portimão.

Mas a etic promete ainda formação em áreas inovadoras no Algarve, como programação para aplicações móveis (aliás, a própria etic_algarve vai em breve disponibilizar uma aplicação na appStore), ou cursos curtos, em áreas muito específicas de software.

Com estas novas apostas, a etic_algarve espera continuar a história de sucesso vivida no seu primeiro ano de atividade no Algarve.

Ao todo, a escola, a funcionar em pleno centro da cidade de Portimão, no antigo edifício da Caixa Agrícola, oferece 16 cursos, dos quais doze com a duração de um ano e quatro de dois anos. As inscrições estão abertas até dia 10 de outubro.

Este ano, «fizemos um grande investimento na área do vídeo, com a criação de uma régie e um novo estúdio de vídeo», revelou ao Sul Informação Nuno Ribeiro, director da etic_algarve.

Tal investimento permitiu criar cinco novos cursos na área do vídeo, dos quais um vai abrir já, o de realização, com a duração de dois anos.

Os cursos da etic_algarve funcionam em regime laboral e pós-laboral, já que, segundo Nuno Ribeiro, muitos dos alunos são pessoas «já no mercado de trabalho, que querem melhorar a sua fomação».

A maioria dos alunos são, como seria de esperar, do Algarve e do Baixo Alentejo, mas este ano até há «alunos das Canárias, de Torres Novas, do Alto Alentejo. E, do Algarve, temos aqui alunos que vêm de Tavira a Odeceixe», adiantou o diretor da escola.

A atividade da etic_algarvepassa também pelos workshops, que duram apenas um fim de semana e têm trazido até à escola pessoas de todas as idades, profissões, origens geográficas e nacionalidades.

«No primeiro ano, nos workshops, de janeiro a julho, passaram pela etic_algarve 120 alunos. Os workshops permitem que, quem mora longe, possa vir apenas ao fim de semana», explicou. «Os workshops também são importantes na divulgação da nossa escola e do muito que aqui se pode aprender. Há quem faça esses workshops e depois se inscreva para os cursos longos».

Para todo este sucesso, contribui a aposta em formadores de grande qualidade. «Os nossos formadores são sempre profissionais de reconhecido mérito. Costumo dizer que não temos aqui nem alunos, nem professores, mas sim futuros colegas de trabalho e profissionais a dar aulas», sublinha Nuno Ribeiro.

Entre os formadores, o destaque vai para André Boto, um jovem artista de Silves que foi Prémio Europeu de Fotografia Profissional em 2010, ou para Tiago da Silva, ilustrador também de origem algarvia que recentemente ganhou um importante prémio internacional de ilustração.

Mas também os alunos começam a distinguir-se. O grande vencedor do I Concurso de Fotografia Cidade de Olhão 2011, Serhiy Stakhnyk, foi aluno da etic_algarve.

«Há já alunos que acabaram os seus cursos no ano passado e que já estão integrados no mercado, a trabalhar ou a estagiar, no Algarve e em Lisboa», garantiu Nuno Ribeiro.

Fazendo o balanço do anterior ano letivo, o primeiro da etic no Algarve, o diretor desta escola faz desde logo uma constatação: «os algarvios são doidos pela fotografia». É que esta área e ainda a de Design foram as de maior sucesso no primeiro ano de vida da escola.

Nesta última área, Nuno Ribeiro salienta a prática de fazer trabalhos para associações e entidades sem fins lucrativos. «No ano passado, fizemos trabalhos para associações como A Gaveta, Contramaré, Existir, Âncora, Especialmente.  E este ano queremos continuar, porque estaremos a matar vários coelhos de uma só vez: trazemos clientes reais para dentro da escola, apostamos numa prática de responsabilidade social, e ao mesmo tempo os alunos ganham uma experiência concreta no mundo real do trabalho».

A atenção ao mundo real e às suas necessidades transparece também na criação dos tais cursos curtos, que deverão ser lançados em novembro próximo. Serão cursos em áreas específicas de software, como Photoshop, Ilustrator, Flash, Adobe. «Estes cursos curtos terão a duração de 24 ou 36 horas de formação, ou seja, um mês. Permitem que as pessoas não tenham que estar aqui um ano, mas possam fazer uma formação mais curta e mais direcionada», explicou Nuno Ribeiro.

«Temos que estar atentos a estas oportunidades que surgem, como escola atenta ao mercado de trabalho que somos», concluiu o diretor da etic_algarve.

 

Cursos Longos

ANIMAÇÃO 3D

DESIGN DE COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA

DESIGN GRÁFICO

FOTOGRAFIA GERAL

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

ILUSTRAÇÃO

MARKETING & COMUNICAÇÃO

MÚSICA ELECTRÓNICA

OPERADOR DE CÂMARA

PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO

REALIZAÇÃO

REPÓRTER DE IMAGEM

TÉCNICO AUDIOVISUAL

WEB DESIGN

WEB DEVELOPING

Saiba mais sobre os cursos da etic_algarve em http://www.eticalgarve.com/

 

 

 

Comentários

pub