Doutorando da Universidade do Algarve ganha prémio da IEEE Photonics Society nos EUA

Bruno Romeira recebe hoje nos EUA o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011. Trata-se da primeira […]

Bruno Romeira recebe hoje nos EUA o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011. Trata-se da primeira vez que este prémio é atribuído a um estudante de doutoramento de uma universidade portuguesa.

Este trabalho de investigação compreende o estudo de circuitos optoeletrónicos integrados não lineares capazes de produzirem sinais óticos e elétricos com níveis de ruído bastante baixos na banda de frequências das micro-ondas.

As funcionalidades destes circuitos incluem a conversão de sinais elétricos em sinais óticos e vice-versa, assim como a geração e controlo de portadoras elétricas e óticas caóticas.

Estes osciladores optoeletrónicos permitirão simplificar os sistemas de distribuição de sinais de micro-ondas nas redes de comunicação rádio sobre fibra e aumentar a largura de banda dos pontos de acessos às redes sem fios.

Sobre o premiado

Bruno Romeira é natural de Faro, tendo terminado o curso de Física e Química na Universidade do Algarve em 2006. Entre 2006 e 2008, foi investigador no Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve, investigando a área das nanoestruturas.

Desde 2008 que se encontra a desenvolver a sua tese de doutoramento no CEOT do Departamento de Física da Universidade do Algarve, sob a supervisão do Prof. Doutor José Figueiredo, em colaboração com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e com a Universidade de Sevilha, em Espanha.

Nos últimos quatro anos, Bruno Romeira tem participado ativamente em programas nacionais e internacionais de pesquisa. É autor e coautor de artigos em revistas internacionais, dois capítulos de livros, três patentes, além de ter apresentado cerca de vinte comunicações em eventos e conferências internacionais.

Já participou em várias reuniões do IEEE, incluindo o IEEE/LEOS Student Graduate (2008), na Conferência Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD, (2008), na Conferência Europeia Physical Society para Jovens Cientistas (2011), além de ter recebido vários prémios, designadamente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre o IEEE

O prémio IEEE Photonics Society Graduate Student Fellowship tem como objetivo distinguir o desempenho de estudantes de doutoramento membros da sociedade IEEE Photonics Society. A IEEE Photonics Society é uma rede internacional de mais de 7000 profissionais nas áreas da optoelectrónica e da fotónica.

Quanto ao programa IEEE, concede bolsas de pós-graduação a alunos de excelência membros da sociedade, desde que o tema da sua investigação seja considerado relevante. Para serem premiados, terão também que frequentar o penúltimo ano do doutoramento. As bolsas, no valor de mil dólares, são concedidas de acordo com as seguintes áreas geográficas: América do Norte e América do Sul, Europa e Médio Oriente, África, Ásia e Pacífico.

Mais informações em http://www.photonicssociety.org/award-winners/Graduate%20Student%20Fellowship

Comentários

pub