Dirigentes da AAUAlg nos últimos cinco anos juntos na mesma lista

Antigos e atuais dirigentes associativos da Universidade do Algarve (UAlg) vão dar a cara pelo projeto «Acorda a Tua academia», […]

Antigos e atuais dirigentes associativos da Universidade do Algarve (UAlg) vão dar a cara pelo projeto «Acorda a Tua academia», apresentado ontem no Campus das Gambelas da UAlg, em Faro. Pedro Barros volta a candidatar-se a presidente da direção geral da Associação Académica e leva consigo, como tesoureiro, Eduardo Almeida, o seu sucessor no cargo de presidente da AAUAlg.

A compor o núcleo duro desta «mega lista», como a apelidou Pedro Barros, está a atual secretária geral da académica algarvia Rita Correia.

Desta forma, juntar-se-ão na mesma direção elementos que ocuparam os lugares cimeiros da Direção Geral da AAUAlg nos últimos cinco anos.

A reestruturação financeira da AAUAlg, que se debate com um grande passivo, é um dos principais pilares da candidatura ontem apresentada. Mas há também um enfoque no envolvimento dos alunos e na promoção do espírito académico.

Talvez por isso, o projeto também tem como figuras de proa dois dos mais antigos alunos da UAlg, João Pedro Ferreira e Nelson Sobreiro, ambos com um vasto historial de participação na vida académica. O primeiro será mesmo o candidato a presidente da Assembleia Magna.

Como frisou João Pedro Ferreira, mais conhecido no mundo académico como «Pi», apesar de as candidaturas aos diferentes órgãos serem separadas, «de certa forma andam a par». Os promotores deste projeto pretendem «levar a cabo uma revisão generalizada dos estatutos» e para isso terão de levar a sua proposta a uma reunião geral de alunos.

Segundo revelou Pedro Barros ao Sul Informação, à margem da sessão, a ideia é «adequar os estatutos, feitos em 1997, à realidade atual». Em causa, admitiu, poderá estar também a limitação de poderes da direção geral, no que ao aspeto financeiro diz respeito.

Na passada semana, já foram alterados os estatutos da AAUAlg no sentido de haver uma cadeia de controlo mais alargada quando a Direção Geral quiser gastar verbas de montante elevado, como acontece, por exemplo, na Semana Académica.

As alterações nos estatutos já realizadas, segundo apurou o nosso site, foram ao encontro das exigências colocadas pela Caixa Geral de Depósitos para avançar com um empréstimo à Académica do Algarve, para fazer face às dívidas mais prementes.

Dar mais atenção à componente pedagógica, com a criação de um gabinete que ajude os alunos a resolver problemas que têm relativos a, por exemplo, lançamento de notas e sobreposição de aulas e frequências, entre outros, foi uma das bandeiras erguidas pelos responsáveis pelo projeto.

Pedro Barros deixou ainda claro, nas suas declarações, que o seu envolvimento, bem como o dos elementos mais experientes do grupo, vai muito no sentido de preparar o futuro, nomeadamente os muitos jovens que fazem parte do projeto «que não irão todos fazer parte da lista».

Abrindo as portas à participação de qualquer aluno no «Acorda a Tua Academia», desejou que «dentro de um ano, haja cinco ou dez listas candidatas à Direção Geral, pois seria um sinal que os alunos se começaram a interessar»

Comentários

pub