Corrida Fotográfica de VRSA atribui prémios às melhores fotografias de chaminés e platibandas

«Vende-se», de José Luis Caño Garcia, foi a fotografia vencedora da 1ª Corrida Fotográfica no concelho de Vila Real de […]

A fotografia «Vende-se», de José Luis Caño Garcia

«Vende-se», de José Luis Caño Garcia, foi a fotografia vencedora da 1ª Corrida Fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, que teve como tema chaminés e platibandas, e decorreu no dia 24 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

O júri, constituído por José Carlos Barros, arquiteto e vice-presidente da Câmara, Carlos Afonso, fotógrafo da Associação ¼ Escuro, e Marta Santos, arquiteta, distinguiu ainda «Resistência»,  de Alberto Corvo (2º prémio) e «Agora como antes», também  de José Luis Caño Garcia (3º).

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas a «Graffiti» e «26 de Setembro», ambas de Margarida Santos, e «Há muito tempo…I», de Maria de Fátima Afonso.

Os prémios serão entregues na inauguração da exposição fotográfica «Chaminés e platibandas de Vila Real de Santo António»,  no próximo dia 6 de dezembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António.

Esta Corrida Fotográfica, na qual participaram 10 concorrentes, com 100 fotografias, teve este ano com o tema as chaminés e platibandas, consideradas pela autarquia vilarrealense como «elementos ímpares do nosso património que continuam a identificar as paisagens urbanas e rurais do Algarve».

«Na verdade, para lá do seu propósito funcional, chaminés e platibandas, evidenciam complexas gramáticas formais e decorativas, mostram a criatividade do mestre construtor, dão visibilidade ao estatuto social do proprietário da casa e remetem ainda para a promoção turística do Algarve, tendo-se tornado ao longo do séc. XX, especialmente a chaminé rendilhada, ícones de um Algarve típico».

Na corrida e ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, as chaminés e platibandas do concelho, com o objetivo de contribuir para o inventário e valorização destes elementos arquitetónicos.

 

 

Comentários

pub