Congresso Regional «Que Futuro para o Baixo Alentejo?» em Odemira nos dias 28 e 29 de outubro

Discutir o futuro dos territórios de baixa densidade em geral e do Baixo Alentejo em particular é o objetivo do […]

Discutir o futuro dos territórios de baixa densidade em geral e do Baixo Alentejo em particular é o objetivo do congresso regional que o Município de Odemira vai promover nos dias 28 e 29 de outubro, sexta e sábado, no Cineteatro Camacho Costa.

A sessão de abertura contará com a participação do chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Álvaro Santos, do presidente do Instituto Politécnico de Beja Vito Carioca, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo João Cordovil, e do presidente da Câmara Municipal de Odemira José Alberto Guerreiro.

No encerramento estarão presentes o reitor da Universidade do Algarve, o diretor do Departamento de Áreas Classificadas do Sul do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade João Alves, e o vice-presidente da Câmara de Odemira Hélder Guerreiro.

O congresso contará com a participação de Samuel Thirion (administrador do Conselho da Europa), José Carlos Albino (ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local), Pedro Prista (docente do ISCTE), Isabel Gomes Rodrigo (docente no Instituto Superior de Agronomia), Gilda Farrell (Chefe de Divisão do Conselho da Europa), Rui Baleiras (docente da Universidade do Minho e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional) e Stefano Stortone (Rede Italiana de Municípios).

Nos dois dias serão apresentados projetos de desenvolvimento rural inovadores e de sucesso. Neste âmbito participarão José Arantes Pedroso (Horta do Zé), Teresa Saraiva (EcoSativa- Serviços Ambientais e Aproveitamento Multifuncional dos Espaços Florestais), Paulo Nunes (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), João Fermisson e Nuno Duarte (Improve Consult – Consultadoria e Estudos, Lda), Nelson Dias (In Loco), Marta Cabral (Associação Casas Brancas), António Covas (Universidade do Algarve), Catarina Selada (Centro de Inteligência em Inovação) e Petra Finkernagel (TAMERA – Centro Internacional de pesquisa para a paz).

O objetivo é debater a estratégia da União Europeia para o desenvolvimento sustentável nos territórios de baixa densidade, mobilizando os agentes públicos e privados da região para uma reflexão sobre as políticas públicas e as instituições no suporte à mudança e ao desenvolvimento de soluções inovadoras, que respondam aos desafios do séc. XXI.

O Município de Odemira conta com a parceria do Instituto Politécnico de Beja, da Universidade de Évora e com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio e do Agroturismo Quinta do Chocalhinho.

Comentários

pub