Ciclo de Passeios Natureza de São Brás de Alportel parte à descoberta da “Rota das Barragens“

O Ciclo de Passeios Natureza “Retratos na Paisagem” desafia este domingo, dia 30, a um passeio à descoberta da “Rota […]

O Ciclo de Passeios Natureza “Retratos na Paisagem” desafia este domingo, dia 30, a um passeio à descoberta da “Rota das Barragens”, lugares misteriosos e essenciais para a vitalidade da fauna e flora da Serra do Caldeirão.

Com ponto de encontro pelas 09h30 no terminal rodoviário de São Brás de Alportel, os participantes partem à aventura pelo itinerário da rede de pontos de água, composto de pequenas barragens e charcas, que integram o sistema de barragens construído na área do município, quer pela autarquia, quer pelos proprietários privados.

Classificados no Plano de Defesa da Floresta como pontos de água, estes locais são muito importantes no combate aos incêndios florestais, no apoio à produção agrícola e ainda na manutenção do equilíbrio ecológico destes territórios.

As barragens e charcas representam pequenos ecossistemas com vida própria e albergam pequenos grandes mundos por descobrir. Em seu redor coexistem várias espécies de flora e fauna serrana que merecem um olhar mais atento…

Partindo da vila, o percurso segue passo a passo até às Bicas da Serra, e prossegue para as pitorescas localidades de Pêro Sancho e Javali, entre sobreirais, carvalhos e pinhal, à descoberta do valioso património natural da Serra do Caldeirão.

Comentários

pub