Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio aposta na certificação para melhorar serviços

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) recebeu, nos dias 29 e 30 de setembro, a equipa de auditoria da […]

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) recebeu, nos dias 29 e 30 de setembro, a equipa de auditoria da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que realizou a auditoria de acompanhamento nos serviços já certificados (Farmácia, Esterilização, Radiologia e Imunohemoterapia) e auditoria de concessão ao serviço de Anatomia Patológica.

No âmbito da certificação pela NP EN ISO 9001: 2008, todos os anos os serviços envolvidos no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são auditados, para monitorizar a conformidade com a norma de referência. De realçar a adição de um novo serviço a este sistema.

Durante a visita, para além da capacidade técnica e competência dos colaboradores dos serviços auditados e da gestora da qualidade do CHBA, foram destacados alguns pontos de referência, tais como a colocação, na Intranet do Hospital, de todos os documentos de Gestão da Qualidade, permitindo um melhor controlo, as instalações e equipamentos (destacando-se a aquisição de novos equipamentos para os serviços de Anatomia Patológica e Esterilização) e respetivo envolvimento dos diferentes gestores do sistema de qualidade.

«O feedback dado pela equipa auditora no final da visita foi extremamente positivo, indiciando a obtenção futura quer da renovação dos serviços já envolvidos no SGQ, quer a certificação do Serviço de Anatomia Patológica», salienta o CHBA em nota de imprensa.

A senda da qualidade no CHBA iniciou-se em janeiro de 2004, com as candidaturas à certificação e garantia da qualidade, no âmbito da Certificação dos Serviços de Farmácia, Imunohemoterapia, Esterilização e Radiologia, pela então NP EN ISO 9001:2000, o que aconteceu em 2005.

A renovação da certificação ocorreu em 2008, com a norma ISO 9001:2008.

Em termos de plano de investimentos, os Serviços de Farmácia, Imunohemoterapia e Esterilização usufruíram de co-financiamento FEDER, no âmbito do Programa Operacional Saúde XXI, Medida 2-3 Certificação e Garantia da Qualidade, com uma taxa de participação na ordem dos 75%.

Os restantes serviços foram suportados por verbas próprias do orçamento do CHBA.

«Todo o processo de certificação dos serviços enquadra-se nas diretivas emanadas pela tutela, nomeadamente na área da Qualidade em Saúde, que centra a sua linha de ação na promoção de apoio aos profissionais em termos de atuação, para a melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde», realça o CHBA.

«As equipas dos Serviços referenciados demonstraram o seu empenho e motivação em todo o processo do Sistema de Gestão da Qualidade, o que contribuirá certamente para a manutenção das respectivas certificações».

A certificação de um serviço introduz crescentes melhorias práticas, principalmente no registo e no tratamento da informação e documentação.

As mais valias para os serviços «centram-se na definição e a medição de objetivos; num maior rigor na organização de documentos, o que levou à redação de regras de trabalho, já em funcionamento; e na uniformização da conduta de trabalho de cada serviço».

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