Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel ensina Dramaturgia durante o fim-de-semana

A arte da dramatização revela-se no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, nos dias 15 e […]

A arte da dramatização revela-se no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, nos dias 15 e 16, sábado e domingo, no Workshop “Como construir uma criação…de Dramaturgia”, orientado por José Maria Vieira Mendes e Jacinto Lucas Pires.

Integrado no Projeto Valados – Rede Intermunicipal de Centros de Formação e Criação, criada no âmbito da parceria Algarve Central, este projeto tem por objetivo a formação e criação artísticas de uma rede intermunicipal de Centros de Formação e de Criação Artística das Artes do Espetáculo, em núcleos localizados nos diferentes municípios integrados nesta rede: São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Olhão e Tavira.

Estas ações formativas são orientadas pelo DEVIR/CAPA- Centro de Artes Performativas do Algarve e dirigidas ao público em geral, no sentido de estimular a criatividade e o gosto da população pelas artes criativas.

Neste fim-de-semana, o Centro de Artes e Ofícios são-brasense abre as portas aos conceituados escritores de teatro José Maria Vieira Mendes e Jacinto Lucas Pires, a quem caberá promover este interessante workshop.

O escritor e tradutor de teatro José Maria Vieira Mendes é membro do Teatro de Praga desde 2008 e corresponsável por conhecidas peças como “Uma Noite de Verão” e “O Avarento”.

Os seus textos foram traduzidos para várias línguas com produções na Alemanha, Áustria, Brasil ou Suécia. Neste workshop, o autor pretende trazer à cena as suas últimas reflexões sobre a Terceira Idade e explorar a criação de textos atendendo à sua aplicação prática em termos de interpretação.

Autor de diversas obras, Jacinto Lucas Pires propõe uma reflexão sobre as palavras “está tudo nas palavras, palavras, palavras. Isto é no que elas sugerem e escondem”, que segundo o autor são a base para um ensaio de mesa composto por: análise, discussão, escolhas, estrutura da peça, estrutura de cada cena, personagens, objectivo, voz, um recomeço a partir do fim, uma ideia forte e problemas práticos.

Todos os interessados podem inscrever-se na formação através do Tel. 289 828 784 ou 918 703 416.

Comentários

pub