Câmara de Faro pede ajuda da população para se livrar dos carros abandonados

A Câmara de Faro quer livrar-se dos carros abandonados na via pública, no concelho, e pediu ajuda à população para […]

A Câmara de Faro quer livrar-se dos carros abandonados na via pública, no concelho, e pediu ajuda à população para identificar as viaturas em final de vida. Uma medida que a autarquia justifica, num comunicado, com «a falta de civismo de alguns cidadãos», que, ao deixarem os carros estacionados indefinidamente no mesmo local, até estão a cometer o ilícito «definido no Código da Estrada como estacionamento abusivo».

Quem souber de situações de estacionamento abusivo e as quiser comunicar poderá enviar um email para os endereços [email protected] ou [email protected] «com indicação da rua/local (o mais preciso possível), acompanhado de foto, número de matrícula, marca e modelo da viatura quando possível».

Depois disso, os serviços da Câmara irão dar seguimento à queixa. Considera-se que um carro está abandonado na via pública quando ficar parado no mesmo local de estacionamento livre, na rua ou num parque, durante pelo menos 30 dias.

Já no que toca aos veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques e semi-reboques não atrelados ao veículo tractor e veículos publicitários, basta que permaneçam no mesmo local por tempo superior a setenta e duas horas para o seu estacionamento ser considerado abusivo «ou a 30 dias, se estacionarem em parques a esse fim destinados».

As contas da Câmara não vão voltar a zero caso o dono do carro decida simplesmente mudar a viatura para outro local, mantendo-se a contagem dos 30 dias desde que a situação seja referenciada até à remoção total do veículo, pelo proprietário ou pelos serviços camarários, avisou a autarquia.

Comentários

pub