Autódromo Internacional do Algarve comemora 3º aniversário a 2 de novembro

Foi a 2 de novembro de 2008 que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) abriu portas depois de apenas sete […]

Foi a 2 de novembro de 2008 que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) abriu portas depois de apenas sete meses de construção. A administração do AIA salienta que se trata de «um projeto de interesse nacional (PIN) que tem levado o nome de Portugal um pouco por todo o mundo e pelas melhores razões. Três anos de muitos eventos desportivos, três anos de muito trabalho, três anos de muita dedicação».

Se em 2008, o Algarve Motor Park apenas se resumia à pista principal, três anos volvidos o projeto continua a ser alvo de investimentos e de crescimento.

Desde então entrou em funcionamento a Racing School, a escola de condução do AIA que visa a formação mas também a vivência de experiências únicas, o Kartódromo Internacional do Algarve um dos maiores e melhores kartódromos da Europa e o Off Road Park, uma pista de todo-o-terreno que se assemelha às especiais das melhores corridas de TT e ralis do mundo.

Noutra vertente, entrou também em funcionamento a Central Fotovoltaica, uma infraestrutura que visa a produção de energia elétrica, enquanto a Zona Comercial, o Hotel de 5 estrelas da cadeia Radisson e Apartamentos Vista do Falcão se encontram na reta final de conclusão, sendo um projeto âncora, fechando o ciclo dos serviços necessários a qualquer evento, e ainda o Parque Tecnológico que vai albergar uma série de empresas ligadas ao setor automóvel.

Numa altura em que a conjuntura económica nacional se tem vindo a agravar, a Parkalgar, entidade que gere o Algarve Motor Park, tem orientado a sua estratégia de atuação para o mercado internacional, o que lhe permite uma elevada taxa de ocupação do circuito ao longo de todo o ano.

Os prémios que foram atribuídos ao Autódromo Internacional do Algarve, os muitos editoriais elogiosos que foram sendo publicados nos quatro cantos do mundo e o seu número de eventos desportivos e apresentações mundiais deixam os responsáveis cientes de que o projeto «tem um valor inigualável».

“Quando demos início ao projeto não o idealizámos com esta dimensão. Mas à medida que fomos trabalhando, chegámos à conclusão que ele só faria sentido se pudesse ter em funcionamento todas as valências dos desportos motorizados assim como estruturas de apoio. Na altura pode ter parecido megalómano, mas as várias valências do projeto fizeram com que fosse diferenciador à escala internacional. E os eventos que temos realizado e o grau de satisfação dos nossos clientes mostram-nos que fizemos a escolha certa”, começou por dizer Paulo Pinheiro, o mentor deste projeto.

Para muitos, “o AIA é apenas um local onde se realizam corridas de motos ou carros. Puro engano. Esse é um aspeto importante do funcionamento da estrutura, aquele que nos remete para o panorama nacional e internacional dos desportos motorizados, mas não aquele que viabiliza financeiramente o investimento até agora efetuado. Os testes, track days, eventos corporate e outro tipo de ações são o core business“.

“A nossa taxa de ocupação desde a abertura do circuito tem sido na ordem dos 85% por ano. Este número reflete bem o nosso trabalho diário. Temos sido palco, recorrentemente, de apresentações mundiais, de testes sigilosos e de um sem número de outras ações. Estamos sempre em atividade”, continuou.

Para a região do Algarve, em particular de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve tem um papel importante ao nível do setor económico, pois para além de quebrar a sazonalidade própria da região, é uma empresa importante face ao número de empregados que tem, mas também no recurso a serviços de empresas locais.

“Por vezes não se dá importância a estes pequenos detalhes, que são, na conjuntura económica atual, de extrema importância. Temos procurado criar uma maior proximidade com a população da região a todos os níveis. Queremos que a região veja o AIA como impulsionador da atividade económica e que se orgulhem do que aqui foi construído”, reforçou Paulo Pinheiro.

A entrar no terceiro ano de atividade as perspetivas são animadoras: “Tendo em conta o período difícil que estamos a atravessar, sentimos que estamos em contraciclo. Temos o circuito pré-reservado em cerca de 70% dos dias”, rematou Pinheiro.

 

Quem é Paulo Pinheiro?

 

Nasceu a 8 de Outubro de 1971, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Algarve. A sua paixão pelos desportos motorizados vem desde criança. Chegou a ser piloto de motos mas uma lesão obrigou-o ao abandono.

Ciente da lacuna existente na região sul do país deste tipo de infraestruturas, desde tenra idade que ambicionava construir um Kartódromo no Algarve. Esse pequeno sonho de criança viria a transformar-se em algo maior.

Aos 37 anos realiza o sonho de ver materializado o Autódromo Internacional do Algarve. É administrador da Parkalgar SA, entidade que gere o Algarve Motor Park.

 

Prémios e Distinções:

  • Prémio ‘Motorsport Facility of the Year’ distinguido pelo ‘Professional Motorsport World Expo Awards 2009’, que anualmente premeia as melhores equipas, personalidades, tecnologias e infraestruturas do mundo automobilístico;
  •  Prémio Circuito da Década pela ‘Fast Bike Magazine’;
  • Prémio Mérito Desportivo 2008 pelo semanário Auto Hoje
  • Distinção por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting através do Prémio Prestigio em 2008

 

Palavras elogiosas:

Michael Schumacher: “Adoro o circuito. É tecnicamente muito exigente e difícil de conduzir mas ao mesmo tempo muito seguro e bem preparado”.

Lewis Hamilton: “Muito bom. A condução nesta pista é verdadeiramente fantástica”.

Pedro de la Rosa: “Excelente. É um desafio tremendo, pois existem muitas subidas e descidas e não é fácil definir os pontos de travagem ideal, bem como desenhar as melhores trajetórias”.

Max Mosley: “É um circuito bonito, muito original, interessante, porque tem mudanças significativas de níveis e curvas cegas, em que durante parte do circuito é necessário estar empenhado para ver onde vamos, por isso é um circuito notável”.

 

Algumas provas:

– Campeonato do Mundo de Superbike

– Testes de Fórmula 1

– A1GP

– GP2 Series

– Le Mans Series

– FIA GT1 Championship

– Superleague Formula

– Campeonato de Espanha de GT

– International GT Open

– Algarve Historic Festival

– Etc.

 

Os números:

– 36 meses de atividade

– 7 Meses de Construção

– 195 Milhões de Euros de Investimento

– 20 Provas de Campeonatos Internacionais

– Mais de 1,1 Milhões de Espetadores

– Mais de 1500 pilotos de todo o mundo já visitaram o AIA

– 3200 trabalhadores na construção do AIA

– 50 pessoas de Staff Permanente

– 1.27.880 a volta mais rápida à pista por Pedro de la Rosa em F1 em Janeiro de 2009

– 41 carros – Maior Grelha de Partida no Algarve Historic Festival de 2011

 

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