Autódromo de Portimão acolhe última jornada dos Mundiais de Superbike e Supersport

Os Campeonatos do Mundo de Superbike e de Supersport fecha ma temporada no Autódromo Internacional do Algarve, no próximo fim-de-semana […]

Os Campeonatos do Mundo de Superbike e de Supersport fecha ma temporada no Autódromo Internacional do Algarve, no próximo fim-de-semana de 14 a 16 de outubro. Apesar de já serem conhecidos os campeões de ambas as categorias, ainda há muito para decidir e mostrar.

Carlos Checa (Ducati) foi o piloto que dominou toda a temporada de Superbike, vencendo mais de metade das corridas disputadas, tendo já assegurado o título mundial.

Em Portimão será a consagração do espanhol, numa altura em que os seus mais diretos adversários ao longo da época vão querer brilhar na última corrida. Espera-se por isso uma invasão de fãs espanhóis, durante o fim de semana de corridas.

Marco Melandri (Yamaha), ex-piloto de MotoGP e estreante no Campeonato, foi um dos adversários mais fortes, ocupando neste momento o segundo lugar da tabela de forma consolidada. O italiano subiu por diversas vezes ao pódio e foi sempre um forte candidato às vitórias.

Logo atrás em termos de classificação de Campeonato, está outro ‘rookie’ Eugene Laverty (Yamaha), duas vezes vice-campeão de Supersport com a Parkalgar Honda e que ambiciona também, num circuito que conhece bem, sair vitorioso.

O atual campeão em título e emblemático piloto da Aprilia, Max Biaggi viu-se impossibilitado de lutar pela revalidação do título, quando, em Nurburgring, fraturou o pé e se viu arredado das pistas. O italiano regressa à atividade desportiva no Algarve e é certo que vai querer desforrar a ausência com vitórias.

Nas Supersport, destaque claro para a equipa da casa, a Parkalgar Honda, com Miguel Praia e Sam Lowes. A equipa portuguesa ainda não conseguiu a tão desejada vitória em Portimão, pelo que ambos os pilotos vão querer fazer história.

Sam Lowes, estreante no Campeonato, tem feito um percurso extraordinário, subindo por diversas vezes ao pódio, mas ainda sem conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio. O objetivo é consegui-lo em Portimão e fechar a época com chave de ouro.

Miguel Praia, frente ao seu público e certamente muito apoiado, quer finalmente bater o seu recorde pessoal no mundial e fechar a época no top 5.

Chaz Davies (Yamaha) já é também o Campeão de 2011, mas o vice-campeonato está ainda em aberto, com Fabien Foret (Honda), Broc Parkes (Kawasaki), David Salom (Kawasaki), Sam Lowes (Honda) e Luca Scassa (Yamaha) matematicamente ainda em condições de atingir o segundo lugar.

Para além das Superbike e Supersport, vão ainda estar em ação as Superstock 1000, Susperstock 600 e ainda o Campeonato Nacional de Superbike e Superstock. Os bilhetes encontram-se à venda no site e loja do autódromo ou na ticket line.

Para quem não puder deslocar-se ao AIA para este evento, as corridas do Mundial de Superbike e Supersport podem ser vistas no Eurosport ou na RTP2.

 

Comentários

pub