Associação GESTO de Odemira promove Passeios de Outono

A Associação de Defesa do Património e Ambiente “GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira” vai promover o […]

A Associação de Defesa do Património e Ambiente “GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira” vai promover o ciclo de Passeios de Outono, com quatro iniciativas agendas para os dias 8 e 16 de outubro e 5 e 19 de novembro.

Assim, este sábado, a partir das 14 horas, será realizado o passeio “(Quase quatro) Castelos de Odemira”, para assinalar o Dia Nacional dos Castelos (dia 7 de outubro).

Trata-se de um  passeio todo-o-terreno, com aproximação pedestre às áreas arqueológicas e explicações pelos arqueológos da GESTO, com visita ao Bairro do Castelo de Odemira (identificação dos vestígios do antigo castelo medieval e do povoado fortificado da Idade do Ferro); Cerro do Castelo da Caneja (pequeno castelo islâmico rodeado de fosso, na freguesia de Boavista dos Pinheiros); Castelo de Vale de Gaios (visita ao castelo islâmico do séc. IX-XI e descida ao Pego das Laimas, na freguesia de S. Luís) e ao Santuário da Senhora das Neves (castelo da Alta Idade Média e santuário rural medieval-moderno, na freguesia de Colos).

O passeio terminará após um dos mais magníficos pôr-do-sol da região, desde o topo do Cerro do Castelo da Senhora das Neves. O passeio é gratuito.

Para o dia 16 de outubro, está marcado o passeio “Por este rio acima”, uma expedição em barco moliceiro, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, comentada pelo historiador António Quaresma e membros na GESTO, que irão abordar a História, Arqueologia, Paisagem e Geomorfologia do rio e do seu vale.

Este passeio terá o custo de 11,50 euros.

No 5 de novembro, será a vez do passeio “Pouca-terra, muita serra”, uma viagem no comboio regional entre estação de Amoreiras-Gare e a estação de Pereiras (ou Sabóia-Santa Clara).

A viagem será comentada pelo historiador António Quaresma, que falará sobre a história da Linha do Sul, o seu afastamento de Odemira e as estações e povoamentos associados, entre outros temas.

O custo do passeio será o preço de bilhete da CP, de 3,90 euros para adultos, com desconto de 50% para crianças (4 a 12 anos) e idosos.

O último passeio será “Santas Rochas. Santuários rupestres de Odemira”, no dia 19 de novembro. Será uma visita guiada aos santuários rupestres da Rocha da Hera (abrigo rochoso com arte rupestre pré-histórica na freguesia de Santa Maria) e Maceirinha (santuário rupestre rural romano na freguesia de S. Luís).

Este passeio será gratuito.

Para mais informações e inscrições, contactar a GESTO pelos números 962825677 (Jorge Vilhena) e 916915441 (Joel Rodrigues), para [email protected] ou   [email protected].

Comentários

pub