ARH fez intervenções preventivas nas arribas de sete praias do Algarve e reforçou sinalização

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve continua a reforçar e clarificar a sinalização informativa do risco decorrente da […]

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve continua a reforçar e clarificar a sinalização informativa do risco decorrente da geodinâmica das arribas para os utentes da praia, nomeadamente fornecendo informação cartográfica facilmente compreensível.

Em todo o litoral algarvio, segundo a ARH, há neste momento cerca de 180 placas que identificam as faixas de risco das zonas balneares, nos concelhos de Albufeira (60), Silves (14), Lagoa (29), Portimão (33), Lagos (13), Vila do Bispo (19) e Aljezur (13).

Cada praia pode ter mais de uma entrada e portanto mais de uma placa de indicação de faixa de risco. Ao todo, há 76 praias com essas placas, mais quatro que no ano passado.

Além destas placas, situadas à entrada das praias, há centenas de placas de identificação de zona de risco, distribuídas por várias praias com arribas do Algarve.

Durante o último ano, a rede de placas informativas das faixas de risco, colocadasnos acessos às praias, foi estendida para as praias suportadas por arribas arenosas do troço Belharucas-Rocha Baixinha (Albufeira).

Relativamente ao saneamento de arribas (derrocadas controladas, antecipando possíveis desmoronamentos), foram executadas este ano intervenções, repartidas pelas praias de Porto de Mós (Lagos), Nova (Lagoa), Vale Olival (Lagoa), Armação de Pêra (Silves), Manuel Lourenço (Albufeira) Maria Luísa (Albufeira), Belharucas (Albufeira).

Nos últimos três anos, registaram-se intervenções em 31 praias e, nessas, houve saneamentos de arribas em 70 pontos, num total de 700 metros de frente costeira.

Em 2009 houve 22 saneamentos (92 metros de frente costeira, 640 metros cúbicos), em 2010 houve 43 saneamentos (549 metros de frente, 5.300 metros cúbicos) e em 2011 houve 14 saneamentos (85 metros de frente, 3.030 metros cúbicos).

Os objetivos da sinalização são informar os cidadãos sobre os riscos de permanecer ou circular na proximidade da base das arribas e identificar esses locais.

Comentários

pub
pub