ALFA fecha o ano com workshop sobre fotografia de desporto

O último workshop temático do ciclo de formação deste ano, organizado pela ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, […]

O último workshop temático do ciclo de formação deste ano, organizado pela ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, está marcado para dia 12 de novembro, na Galeria Arco, na Vila-Adentro da cidade de Faro.

O tema é a fotografia de Desporto/Movimento e a formação será dada por Melanie Maps, fotógrafa profissional, formadora e colaboradora habitual no jornal Record.

No dia a dia, Melanie trabalha como fotojornalista na Agência f32, onde desenvolve trabalhos para a imprensa escrita e para as principais agências nacionais e internacionais.

Este ciclo de workshops, que se iniciou em junho passado e se prolonga até junho de 2012, aborda diferentes temas: paisagem, moda, produto/stock, desporto/movimento, estúdio, entre outros, sempre com fotógrafos de referência.

Em outubro, a ALFA recebeu Joel Santos num workshop sobre paisagem e viagem, em setembro Luís Costa sobre fotojornalismo, e em meados de junho o arranque do ciclo deu-se com Telma Veríssimo.

As ações têm forte componente prática, são dirigidas a todos os fotógrafos e interessados em fotografia que já possuem os conhecimentos básicos/iniciais, ou que já passaram pela formação inicial, e/ou que já dominam os conceitos principais da fotografia.

Para além disso a ALFA organizou duas ações de iniciação à fotografia, tendo por formador o ex-presidente Jovino Batista, e uma dedicada aos direitos de imagem/direitos de autor, pelo especialista Mário Serra Pereira.

Durante o corrente ano, a Associação organizou atividades um pouco por todo o Algarve com maior expressão nas realizadas nos concelhos de Portimão, Faro, S. Brás de Alportel, Olhão, Castro Marim e Tavira.

Para se associar à ALFA basta ter uma câmara convencional, compacta, bridge ou SLR digital, dispor de algum tempo livre e estar disposto a pagar a quota mensal no valor de euro por mês.

Mais informações em [email protected] e www.alfa.pt

 

Objetivo do workshop sobre Fotografia de Desporto:

Pretende-se dotar os participantes com a capacidade de fotografar eventos desportivos ou outros em que o movimento esteja presente.

Formadora

Melanie Maps dispõe formação, larga experiência, domínio e é especializada na área de fotografia de desporto.

Licenciada em Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar em 2006, estagiou como assistente e técnica de pós-produção fotográfica numa empresa de Moda e Publicidade em Espinho. É fotógrafa residente na Agencia f32.

Na f32 desenvolveu conhecimentos nas várias áreas da fotografia, trabalhando como fotojornalista em órgãos de comunicação social e agências nacionais e internacionais. Passou pela publicidade e  fotografia de estúdio. Colabora  com o jornal Record, desde 2006 até hoje. Tem ainda colaborado com Público, Semanário Sol, Revista Sábado, Revista Apolónia, FP Futebol, Reuters, AFP, Guetty Images, City Files, Agência Lusa, Presidência da República

Programa do workshop

Dia 12/11/2011 – Sábado

09:00 – Início do workshop

MM – conversa sobre o trabalho como fotógrafa do Record

Breve introdução para fotografar desporto (futebol)

Comentários

pub