Albufeira volta a ser distinguida com o galardão ECOXXI

Albufeira foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com a Bandeira ECO XXI, que atesta a implementação de boas práticas ambientais […]

Albufeira foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com a Bandeira ECO XXI, que atesta a implementação de boas práticas ambientais no concelho. O galardão foi entregue ao vereador do pelouro José Sequeira, pelas mãos do presidente da ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa José Archer, numa cerimónia decorrida no Município de Pombal, no passado dia 29 de setembro.

Albufeira é um dos 31 concelhos portugueses a receber a Bandeira ECO XXI 2010/11, atribuída pela ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa -aos municípios que atingiram um índice ECO XXI igual ou superior a 50%, que denota a existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.

A Bandeira Verde foi conquistada através do cumprimento de objetivos em torno de 23 indicadores de sustentabilidade local, que têm como intuito contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do concelho e da qualidade de vida da população.

“Este é o coroar de um esforço efetuado pela autarquia, no sentindo de manter a boa qualidade em áreas vitais, como a qualidade do ar e da água, a valorização do papel da energia na gestão municipal, a mobilidade sustentável, a recolha seletiva de resíduos urbanos, entre muitas outras”, destaca José Sequeira, vereador do Ambiente da autarquia.

Com um índice de 56,3%, Albufeira tem vindo a apostar numa maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais, em áreas tão vastas como a educação ambiental, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

Para José Archer, responsável máximo da ABAE, “o significado deste galardão é o reconhecer o mérito e a coragem de cada município em se submeter a esta avaliação externa, enfatizando acima de tudo as boas práticas e os melhores resultados concretos em cada concelho”.

José Sequeira atribui todo o mérito aos técnicos da Câmara Municipal de Albufeira envolvidos no processo de candidatura. “A conquista desta Bandeira Verde que a todos nos orgulha, é o resultado de um esforço conjunto entre diversos serviços municipais. Esta candidatura é realizada pela Divisão de Ambiente, mas conta com a colaboração de vários setores deste Município, já que se reporta a categorias não só ambientais, como também económicas, institucionais e sociais”, sublinha o vereador.

Durante a cerimónia de entrega da insígnia ECO XXI, realizada no Mini Auditório Teatro Cine de Pombal, o Município de Albufeira foi contemplado com um dos prémios anuais de participação no evento.

O concelho ganhou 100 horas de trabalho na área de consultoria em Turismo, a desenvolver com a empresa Essentia. Este será mais um contributo para que o Município continue a promover as boas práticas, políticas e ações que conduzam ao desenvolvimento sustentável a nível local.

O Município manifestou interesse em acolher, em Albufeira, a cerimónia ECO XXI Galardão 2013, disponibilizando-se para ser o concelho anfitrião da iniciativa.

Comentários

pub