
Depois da tournée pela Polónia, a ACTA regressa ao Algarve e apresenta o espetáculo “Ardente – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” no próximo dia 1 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, e ainda nos dias 3 (15h30 e 21h30) e 4 (21h30), no Auditório Municipal de Albufeira.
Na Polónia, a nova produção da ACTA foi um êxito: “Lição de amor verdadeiro” foi assim descrito o espetáculo pela imprensa polaca, enquanto Katarzyna Krzywicka, na ”Nowa Siła Krytyczna” (“Nova Força Crítica”), escreveu que “em primeiro plano desta encenação destaca-se o «ardor» do título e que o grupo português ACTA-A Companhia de Teatro do Algarve conseguiu refletir na perfeição”.
Para levar à cena a história intemporal dos amores de Pedro e Inês, a ACTA convidou um dos mais proeminentes encenadores europeus, o polaco Leszek Mądzik.
«Na sua estratégia narrativa o espetáculo é livre. Livre, no sentido em que não visa seguir o roteiro histórico do tempo e da tragédia em questão, antes se inclina para uma abordagem de pendor mítico, por um lado, e, por outro lado, para uma reflexão sobre o Amor e a Morte», explica a ACTA.
«Mądzik pratica um teatro sem palavras. Com a sua imaginação, vagueia através de outras dimensões da realidade apreendida pelo poder do Bem e do Mal».

O espetáculo conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre, tendo música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas.
Tem a duração de 60 minutos, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos.
Em Lagos, no Centro Cultural, os bilhetes custam 6 euros, com os descontos habituais. Os contactos para informações e reservas são os seguintes: centrocultural@cm-lagos.pt ou 282 770 450.
Em Albufeira, a entrada é livre. Contactos para informações: rp.relacoespublicas@cm-albufeira.pt ou 289 598 700.

Comentários