15 de Outubro: Faro volta a receber manifestação a exigir melhores condições de vida

Faro será uma das cidades que irá acolher protestos de rua dos subscritores do manifesto de 15 de Outubro, um […]

Faro será uma das cidades que irá acolher protestos de rua dos subscritores do manifesto de 15 de Outubro, um movimento internacional que pretende manifestar-se nesse dia para exigir mais democracia participativa, mais transparência na política e o fim da precariedade. A concentração está agendada para as 15 horas do próximo sábado, no Jardim Manuel Bivar.

Segundo a organização, trata-se de uma manifestação pacífica, descrita como uma «assembleia popular», que se insere «numa proposta internacional, mas com reivindicações que reflectem o actual estado de degradação das condições de vida no país».

«Somos gerações à rasca, pessoas que trabalham, precárias, desempregadas ou em vias de despedimento, estudantes, migrantes e reformadas, insatisfeitas com as condições de vida e defendemos uma Democracia onde os mais ricos não sejam protegidos por regimes de excepção e um sistema fiscal progressivo e transparente, onde a riqueza seja justamente distribuída e a segurança social não seja descapitalizada», descrevem os organizadores do protesto.

Os manifestantes vão para a rua defender, por exemplo que «os recursos naturais como a água, bem como os sectores estratégicos, são bens públicos não privatizáveis», bem como que «uma democracia abandona o seu futuro quando o trabalho, educação, saúde, habitação, cultura e bem-estar são tidos apenas como regalias de alguns ou privatizados sem que daí advenha qualquer benefício para as pessoas».

Em Portugal, o protesto vai ainda a sair à rua nas cidades de Lisboa, Porto, Angra do Heroísmo, Braga e Coimbra e «há apelos para que em todas as capitais de distrito as pessoas se juntem para mostrar a sua insatisfação».

Parte dos organizadores desta iniciativa, no Algarve, estiveram envolvidos no protesto de 12 de Março último, que mobilizou centenas de pessoas na Capital algarvia.

Comentários

pub