“Viver Mais, Mais Aprender” faz reviver zona serrana de São Brás de Alportel

O projeto de intervenção social “Viver Mais, Mais Aprender”, destinado aos seniores da zona serrana de São Brás de Alportel, […]

O projeto de intervenção social “Viver Mais, Mais Aprender”, destinado aos seniores da zona serrana de São Brás de Alportel, está de regresso ao sítio da Cabeça do Velho (no extremo norte do concelho) para levar a esta comunidade novas aprendizagens.

O ensino, a reflexão e o debate de temas diversos servem para ajudar estes seniores a viver com mais atividade, qualidade de vida, segurança, saúde e bem-estar.

Nesta edição de 2011/2012, o projeto marca encontro com os seniores, quinzenalmente, na sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho, sempre à sexta-feira, às 14h30, entre setembro e maio. Promovido em parceria pelo Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, uma das valências do Serviço Municipal de Psicologia da Câmara Municipal e pela Unidade de Cuidados na Comunidade – Al-Portellus, sedeada no Centro de Saúde de São Brás, este programa reúne especialistas de várias áreas que esclarecem os seniores sobre questões de atividade física, sexualidade, psicologia do idoso, diversas patologias como doenças cardiovasculares, oncológicas, diabetes.

Durante o projeto, segundo nota de imprensa da Câmara de São Brás de Alportel, são também abordados temas como “a importância das medidas de prevenção de quedas e um conjunto de atitudes proativas para a segurança”. O projeto integra uma vertente lúdica, estando prevista a realização de passeios ou visitas que permitem aos idosos vencer o isolamento, que é uma consequência da distância.

Estas formas de intervenção pretendem contribuir para “uma melhoria na autonomia e independência desta comunidade e para um envelhecimento ativo com qualidade”, acrescentou a autarquia. O primeiro encontro desta edição decorreu no dia 7 de setembro e centrou-se na apresentação dos 20 temas a debater durante o programa.

A próxima sessão deste projeto será realizada no dia 23, onde serão abordadas as “Vendas agressivas e burlas a idosos”, contando com a participação de Sandra Rodrigues, formadora da DECO (Associação de Defesa do Consumidor).

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel oferece ainda transporte a todos os seniores da zona serrana do município, em autocarro municipal, garantindo assim a deslocação desta comunidade de forma segura e gratuita.

Comentários

pub